Atari Karts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atari Karts
Produtora Miracle Designs Ltd.
Editora(s) Atari
Plataforma(s) Atari Jaguar
Data(s) de lançamento Estados Unidos: Dezembro de 1995
Gênero(s) Corrida
Modos de jogo Single player e Multiplayer
Número de jogadores 2
Média Cartucho
Controles Gamepad
Idioma Inglês

Atari Karts é um jogo para Atari Jaguar publicado pela Atari Games e desenvolvido pela Miracle Designs Ltd.[1] O jogo foi claramente inspirado em Mario Kart do Super Nintendo e com este se assemelha muito.

O gráfico do jogo mostraram-se muito bons na época, com muitos efeitos de luzes no fundo do cenário e na pista, sendo muito superior à Mario Kart para Super Nintendo.[2]

No seu lançamento, Atari Karts foi não foi bem recebido pela crítica, que criticou o fato de não haver itens e power-ups. Como não há projéteis direcionaveis como em Mario Kart, a única maneira de atacar é através de um item que inverte os botões do controle dos outros jogadores. Outra crítica apontada foi o fato de quando o jogador colidir com uma parede durante a corrida, o Kart parar de funcionar algumas vezes, o que se torna extremamente irritante nas pistas mais difíceis.[3]

A trilha sonora do jogo foi composta em 1994 por Fabrice Gillet no programa Protracker em um computador Amiga.[4] Os produtores do jogo, que criaram a parte a parte gráfica não são listados nos créditos ao final do jogo, fato curioso. O manual do Atari Karts cita como criadores, o estúdio "Miracle Designs Team".[5]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Bentley Bear, o principal personagem de Crystal Castles é um personagem jogável em Atari Karts.
  • O nome dos campeonatos do jogo contém várias referências de jogos da Atari.
    • The Borregas Cup é uma referência ao antigo endereço da Atari: 1196 Borregas Avenue, Sunnyvale.
    • The Tempest Cup é um tributo ao clássico jogo de Arcade da Atari, Tempest.
    • The Miracle Race é uma referência à Miracle Designs, desenvolvedora do jogo.

Referências

  1. The official Miracle Designs Ltd. website (em inglês) Miracle-designs.com. Página visitada em 20 de fevereiro de 2007.
  2. Klein, Stephen. A review of the game at the site Jagkeeper (em inglês) AOL. Página visitada em 20 de fevereiro de 2007.
  3. George, Gregory D. A review of the game at the site Atari Times (em inglês) Ataritimes.com. Página visitada em 20 de fevereiro de 2007.
  4. The games' music modules on Amiga Music Preservation, a site collecting Amiga music (em inglês) Amp.dascene.net. Página visitada em 20 de fevereiro de 2007.
  5. A transcription of the game's manual (em inglês) Atariage.com. Página visitada em 22 de maio de 2007.