Atelopus ebenoides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAtelopus ebenoides
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Género: Atelopus
Espécie: A. ebenoides
Nome binomial
Atelopus ebenoides
Rivero, 1963

Atelopus ebenoides é uma espécie de sapo da família Bufonidae. Ele é endêmico na Colômbia. Seu habitat natural são as florestas úmidas de montanhas, em áreas tropicais e subtropicais, e rios. A espécie consiste em duas populações: uma localizada ao sul dos Andes colombianos nos departamentos de Cauca e Huila. A população ao norte (chamada de Atelopus ebenoides marinkellei) pode ser uma espécie a parte e ocorre somente no departamente de Boyacá, na Cordilheira Oriental colombiana1 .

Recentemente a espécie sofreu uma grande declínio demográfico devido à quitridiomicose. A espécie do norte não havia sido vista ou registrada desde 1995, mas foi reencontrada novamente em 20062 . Atualmente ela está ameaçada pela perda do seu habitat1 .

Referências

  1. a b Alberto Cadena, Andrés Acosta-Galvis, Wilmar Bolívar, John Lynch 2004. Atelopus ebenoides. In: IUCN 2012. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2012.1. Downloaded on 10 September 2012.
  2. 'Extinct' frog comes back to life, BBC, 19 May 2006, accessed May 21, 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre anfíbios anuros é um esboço relacionado ao Projeto Anfíbios e Répteis. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.