Atentado de 1993 ao World Trade Center

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Bombardeio de 1993 no World Trade Center
Imagem dos destroços na garagem do WTC
Local Nova York,  Estados Unidos
Data 26 de Fevereiro de 1993
12:17 p.m. (UTC-5)
Tipo de ataque carro bomba
Arma(s) carro bomba
Mortes 6
Feridos 1042
Responsável(is) terroristas da al-Qaeda a mando de Ramzi Yousef

No atentado ao World Trade Center, ocorrido em 26 de Fevereiro de 1993, um carro-bomba foi detonado por terroristas árabes islâmicos no parque de estacionamento subterrâneo por baixo da Torre Um do World Trade Center na cidade de Nova Iorque. Os 680 kg do dispositivo de combustível e nitrato[1] matou seis e feriu 1042 pessoas.[2] A sua intenção era devastar as fundações (alicerces) da Torre Norte, para que colapsasse em cima da sua gémea (a Torre Sul).

O ataque foi planejado por um grupo de conspiradores incluindo Ramzi Yousef, Sheik Omar Abdel-Rahman, El Sayyid Nosair, Mahmud Abouhalima, Mohammad Salameh, Nidal Ayyad, Ahmad Ajaj e Abdul Rahman Yasin. Eles receberam financiamento de um membro da Al-Qaeda, Khaled Shaikh Mohammed, tio de Yousef.

A bomba explodiu na garagem subterrânea às 12:17, gerando uma pressão estimada em mais do que 1 GPa (giga Pascal) e abrindo um buraco com 30 metros de diâmetro através de quatro níveis do cimento. A velocidade de detonação desta bomba foi cerca de 4.5 km/s. Assume-se que o gás cianídrico gerado foi queimado/consumido na explosão.

Referências

  1. Bombas Caseiras e o Atentado ao WTC em 1993 (em inglês). Washingtonpost.com. Página visitada em 5 de outubro de 2012.
  2. Vítimas do Atentado ao WTC em 1993 (em inglês). Internet Archive. Página visitada em 5 de outubro de 2012.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.