Atenuador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Um 30dB 5W RF-atenuador, DC-18GHz, com conectores coaxiais tipo N
Atenuador Coaxial Dynamics de 100 Watt

Um atenuador é um dispositivo eletrônico que reduz a amplitude ou a potência de um sinal, sem distorcer sensivelmente a sua forma de onda.

Efetivamente, Um atenuador é o oposto de um amplificador, embora os dois trabalhem utilizando métodos diferentes. Enquanto um amplificador proporciona ganho, um atenuador provê perda ou ganho inferior a 1.

Atenuadores geralmente são dispositivos eletricamente passivos, construídos a partir de simples redes divisoras de tensão utilizando resistências. A divisão da amplitude da forma de onda entre as diferentes resistências da rede pode ser ajustável de forma discreta (alterando os valores dos resistores da rede) ou continuamente (ajustavéis usando potenciômetros).

Para freqüências mais elevadas, são utilizados redes de resistências precisas para obteção de casamentos de impedâncias e assim obter um baixo ROE (Relação de Ondas Estacionárias).

Atenuadores fixos são utilizados para baixar a tensão, dissipar potência, e melhorar o casamento de impedâncias.

Na medição de sinais, atenuadores ou adaptadores são usados para diminuir a amplitude do sinal (em valores conhecidos) para permitir medições, ou para proteger o dispositivo de medição de níveis de sinais que possam danificá-lo.

Atenuadores também são usados para 'casar' impedâncias, por apresentar um baixo ROE (Relação de Ondas Estacionárias).

Atenuadores de potência de guitarras são usados como carga de dissipação de potência, enquanto permitem que uma pequena saída possa ser usada para medições ou mesmo, outros propósitos.