Atire a Primeira Pedra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Atire a Primeira Pedra"
Single de Orlando Silva
Lado A Falte Tudo
Lançamento Brasil 1 de fevereiro de 1944
Gravação 27 de dezembro de 1943
Duração 2:38
Gravadora(s) Odeon
Composição Ataulfo Alves
Letrista(s) Mário Lago
Cronologia de singles de Orlando Silva
"Adolfito Mata-Mouros"
(1943)
"Querida Leonor"
(1944)

"Atire a Primeira Pedra" é um samba de Ataulfo Alves e Mário Lago de 1943. A letra versa sobre o grande desejo de um homem de se reconciliar com a mulher amada, a despeito do que os demais, e até a própria amada, pensem a respeito. O título faz referência às palavras de Jesus Cristo em João 8:7, e também já fora usado para um filme estrelado por Marlene Dietrich e para um programa radiofônico apresentado por Raimundo Lopes.

Lançamento e consagração[editar | editar código-fonte]

Emilinha Borba, que ainda não tão famosa, interpretou-o no filme Tristezas Não Pagam Dívidas. produzido pela Atlântida Cinematográfica. Todavia, foi Orlando Silva quem o gravou originalmente em disco de 78rpm na Odeon, em 27 de dezembro de 1943,[1] acompanhado da Orquestra Odeon sob regência de Lyrio Panicalli, para o carnaval do ano seguinte. Ao ser lançado, tornou-se o grande sucesso não só do carnaval como também de todo o ano.

Era a segunda vez que os dois compositores emplacavam um grande sucesso carnavalesco. O primeiro havia sido dois anos antes, com Ai, Que Saudades da Amélia. De acordo com Mário Lago, o êxito daquele ano foi responsável pelo único pileque de Ataulfo Alves. Depois de constatar a popularidade da música logo no sábado gordo, ao chegar no Café Nice, famoso reduto de músicos no Rio de Janeiro, encontrou o parceiro embriagado, que lhe saudou dizendo: "Parceiro, estamos outra vez na boca do povo…"[2]

Versões gravadas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]