Atlântida (Xangri-lá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Atlântida é uma praia brasileira que compõe a orla do município de Xangri-lá, no estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul.

É um dos balneários que compõem a orla de Xangri-lá, município que faz divisa pelo litoral com Capão da Canoa ao norte, e com Osório ao sul, e que tem como vias de acesso a RS-389, conhecida como Estrada do Mar, e a BR-101, que deve ser deixada para trás na localidade de Morro Alto, onde adentra-se na RS-407.

Comparando-se distâncias deste balneário com as capitais mais próximas e tomando-se como ponto de partida a sede de Xangri-lá, a distância é de 130 quilômetros de Porto Alegre e 348 quilômetros de Florianópolis.

Características[editar | editar código-fonte]

A maioria dos frequentadores da praia está entre a população gaúcha de classe social média alta a alta alta, além de ser também uma das mais visadas pelos surfistas de todo o estado, por ter ondas consideradas grandes, tendo como destaque sua plataforma inspirada nos modelos das praias californianas. Entretanto, a maioria dos surfistas gaúchos ainda preferem as praias de Torres e do litoral do estado de Santa Catarina. O mar de Atlântida tem cor marrom, sendo chamado, popularmente, de chocolatão. A água do mar costuma ser considerada fria pelos gaúchos.

A praia tem opções de restaurantes, danceterias e decks com espaços de música, lazer, gastronomia e esportes à beira-mar, como nos clubes de praia.

Há ainda a avenida Paraguassú, que atravessa todo o balneário e que continua no município de Capão da Canoa e, para o outro lado, nos outros balneários de Xangri-lá. Nesta avenida existem vários estabelecimentos comerciais que servem à população fixa e a flutuante desta praia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]