Atlantosaurus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atlantosaurus
Intervalo temporal: Jurássico Superior
150 Ma
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Sauropodomorpha
Clado: Sauropoda
Superfamília: Diplodocoidea
Família: Diplodocidae
Gênero: Atlantosaurus
Marsh, 1877
Espécies:
A. montanus
Nome binomial
Atlantosaurus montanus
(Marsh, 1877)
Espécies
  • A. immanis? Marsh, 1878
Sinónimos

Atlantosaurus foi um dos primeiros dinossauros a serem descobertos durante a “Guerra dos Ossos” no século XIX. É parecido com o Diplodocus, com um pescoço e uma cauda muito comprida. O Atlantosaurus media 23 m de comprimento e era herbívoro. Viveu na América do Norte durante o período Jurássico Superior. O professor O.C. Marsh chamou-lhe Atlantosaurus, “réptil Atlas”, em honra do titã grego Atlas, que carregava o mundo sobre as suas costas.

Primeiramente, Marsh o nomeou "Titanosaurus" montanus, mas logo soube que o nome Titanosaurus já havia sido utilizado no início do mesmo ano para descrever um saurópode diferente, por isso ele a renomeou. Os fósseis descobertos foram inicialmente distinguidos pelo seu imenso tamanho e pelas pleurocoels (bolsos cheios de ar) nas vértebras. No entanto, desde a época de sua descoberta, essas características foram encontrados para ser generalizada entre os saurópodes, tornando quase impossível distinguir as duas vértebras conhecidas de Atlantosaurus da dos seus familiares. Uma vez que não está claro se ou não Atlantosaurus montanus na verdade representa uma espécie distinta, que é considerado um nomen dubium ("nome dúbio"). Alguns pesquisadores consideram provável um sinônimo de Apatosaurus ajax.[1][2]

Referências

  1. Berman, D.S. and McIntosh, J. S. (1978). "Skull and relationships of the Upper Jurassic sauropod Apatosaurus (Reptilia, Saurischia)." Bulletin of the Carnegie Museum, 8: 1–35.
  2. Taylor, M.P. (2010). "Sauropod dinosaur research: a historical review." Pp. 361-386 in Moody, R.T.J., Buffetaut, E., Naish, D. and Martill, D.E. (eds.), Dinosaurs and Other Extinct Saurians: A Historical Perspective. London: The Geological Society, Special Publication No. 34.
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.