Atlas Miller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Terra Brasilis", 1519, mapa por Pedro Reinel e Lopo Homem, Atlas Miller, Biblioteca Nacional de Paris

O Atlas Miller também conhecido como Atlas Lopo Homem-Reineis é um atlas português de 1519 ricamente ilustrado, incluindo uma dezena de cartas náuticas. Trabalho conjunto dos cartógrafos Lopo Homem, Pedro Reinel e Jorge Reinel ilustrado pelo miniaturista António de Holanda.[1]

As zonas geográficas representadas são o Oceano Atlântico Norte, a Europa do Norte, o Arquipélago dos Açores, Madagáscar, o Oceano Índico, a Indonésia, o Mar da China, as Molucas, o Brasil e o Mar Mediterrâneo. Foi adquirido em 1897 pela Biblioteca Nacional da França ao bibliotecário Bénigne Emmanuel Clement Miller, o que deu origem ao nome Atlas de Miller.[2] É mantido nas coleções do Departamento de mapas e planos da Biblioteca.

A página de rosto apresenta as armas de Catarina de Médici com a inscrição "Hec est universi orbis ad hanc usqz diem cogniti / tabula quam ego Lupus homo Cosmographus / in clarissima Ulisipone civitate Anno domini nostri / Millessimo quigentessimo decimo nono jussu / Emanuelis incliti lusitanie Regis collatis pluribs / aliis tam vetustorum qz recentiorum tabulis mag / na industria et dilligenti labore depinxi."Descrição na Gallica, arquivo da BNF Teria sido uma oferta de D. Manuel I de Portugal para Francisco I da França.

Destaca-se pelos detalhes do mapa Terra Brasilis menos de vinte anos após o desembarque de Pedro Álvares Cabral. A forma como mostra um mundo erroneamente fechado, onde não se vê o oceano Pacífico, tem sido interpretada como uma tentativa de dissuadir a circum-navegação que Fernão de Magalhães então preparava em Sevilha, na corte de Carlos I de Espanha.[3] [4]

Referências

  1. Atlas Miller. Sur le site de Finn's Fine Books. Version enregistrée. Internet Archive (22 de julho de 2008).
  2. Jörn Seemann. Texto e contexto em mapas do "Descobrimento": uma leitura "entre as linhas" do Terra Brasilis (1519) (em português). Universidade Regional do Cariri. Uel.br. Página visitada em 20 de novembro de 2008.
  3. Título não preenchido, favor adicionar. Moleiro.com.
  4. Título não preenchido, favor adicionar. Uel.br.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Atlas Miller