Clube Atlético Hermann Aichinger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Atlético de Ibirama)
Atlético de Ibirama
Nome Clube Atlético Hermann Aichinger
Torcedor(a)/Adepto(a) Grená
Mascote Capeta[1][2]
Fundação 20 de setembro de 1951 (72 anos)
Estádio Estádio da Baixada
Capacidade 6.000 pessoas[3]
Localização Ibirama, Santa Catarina, Brasil
Presidente Joel Wippel
Competição Catarinense - Série C
Website atleticoha.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

O Clube Atlético Hermann Aichinger ou Atlético de Ibirama é um clube de futebol brasileiro da cidade de Ibirama, em Santa Catarina. Atualmente está licenciado, com planos para voltar ao futebol profissional em 2023.

O Clube Atlético de Ibirama foi fundado no dia 20 de setembro de 1951. A reunião de fundação ocorreu no bar de Geraldo Stoll, e o clube teve Alberto Lessa como seu primeiro presidente.

Em março de 1955, foi adotado o nome atual, Clube Atlético Hermann Aichinger, em homenagem ao patrono do clube, Hermann Aichinger, que doou o terreno onde fica o atual estádio, conhecido popularmente como Estádio da Baixada.

Em 1992, representou o estado no Campeonato Sul-Brasileiro de Futebol Amador, realizado em Curitiba. O clube só se profissionalizou em 1993, quando participou pela primeira vez de uma competição oficial, sagrando-se campeão catarinense da 2ª divisão. Após severa crise financeira, licenciou-se da Federação Catarinense de Futebol em 1995, disputando apenas competições amadoras. Retornou ao futebol profissional em 2001, quando foi novamente campeão catarinense da 2ª divisão.

Foi vice-campeão catarinense em 2004 e 2005, tendo assim o direito de disputar a Copa do Brasil de 2005 e 2006, mas não passou da primeira fase.

Em abril de 2010, o clube se licencia das atividades de futebol, e o presidente do clube anuncia que o clube se licenciará do futebol do estado por tempo indefinido, por falta de recursos financeiros. Em 2011, volta ao futebol profissional, disputando a Divisão Especial do Campeonato Catarinense.

O clube já teve várias torcidas organizadas, como a Fúria Atleticana e a Loucos da Baixada, que apoiaram o time fielmente tanto nos jogos em casa como em outras cidades

Em 2024 o clube pode voltar a disputar competições profissionais organizadas pela Federação Catarinense de Futebol.

Títulos[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Catarinense - Série B 2 1993 e 2001

Referências

  1. «História». Site oficial. Consultado em 15 de outubro de 2014 
  2. «Campeonato Catarinense - Participantes 1ª Divisão 2010». Bola na Área. Consultado em 15 de outubro de 2014 
  3. «Cadastro Nacional de Estádios de Futebol» (PDF). Consultado em 15 de junho de 2013. Arquivado do original (PDF) em 10 de maio de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]