Atrévete-te-te

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Atrévete-te-te"
Single de Calle 13
do álbum Calle 13
Lançamento janeiro de 2006
Formato(s) Download digital, CD single
Gênero(s) Reggaeton
Duração 3:58
Gravadora(s) White Lion Records
Produção Eduardo Cabra
Cronologia de singles de Calle 13
Último
Último
"Se vale to-to"
(2005)
"La jirafa"
(2006)
Próximo
Próximo

"Atrévete-te-te" ("Atreva-se-se-se) é uma canção da banda porto-riquenha de reggaetón Calle 13, lançada em 2006 como single, sendo o segundo do álbum de estreia do grupo, Calle 13. Em 2006, o vídeo do single foi premiado com o Grammy Latino de Melhor Vídeo Musical - Versão Curta. [1] A canção figurou na trilha sonora do jogo eletrônico Grand Theft Auto IV, na rádio de reggaeton San Juan Sounds. Foi eleito pelo site de música latina Club Fonograma como o segundo melhor single da década. [2]

Composição, letra e vídeo[editar | editar código-fonte]

"Atrévete-te-te" gira em torno da cumbia colombiana e é guiada por um riff tocado no clarinete. A letra traz palavras em spanglish, como "estárter"; e anglicismos, como "lighter" e "wiper".

A canção foi usada na campanha de Manuel Rosales nas eleições presidenciais da Venezuela de 2006, pois o lema da campanha era "atrévete".[3]

A letra faz referências a vários temas da cultura popular, como Street Fighter, Coldplay, Green Day e Kill Bill. há referências a Agüeybaná, o último cacique indígena em Porto Rico, e as cidades de Bayamón e Guaynabo.

No vídeo, as dançarinas que aparecem são sósias de Marilyn Monroe vestidas com uma peruca loira e uma versão mais curta do vestido de Monroe no filme O Pecado Mora ao Lado.

Paradas[editar | editar código-fonte]

Parada (2006) Melhor
colocação
Billboard Hot Latin Songs[4] 15
Billboard Latin Tropical Airplay[5] 6

Referências