Attalea oleifera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Attalea oleifera Barb. Rodr.)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPindoba
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Género: Attalea
Espécie: A. oleifera
Nome binomial
Attalea oleifera
Barb. Rodr. 1881
Sinónimos
Attalea compta Mart.

Attalea oleifera Barb. Rodr. (também conhecido como Attalea compta Mart.), popularmente conhecido como pindoba ou pindova, Babaçu . é uma palmeira típica das regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil,[1] sendo comum em Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Tocantins, Piauí . ocorre desde a faixa litorânea até a faixa de transição para a caatinga ou o cerrado, ocorrendo também nos brejos de altitude.

Características[editar | editar código-fonte]

A árvore possui até 25 metros de altura e tronco com 30–48 cm de diâmetro, com folhas de até 4–8 metros de comprimento. Essa espécie é indicada para paisagismo, e suas folhas são usadas também para cobertura de casas rústicas. As amêndoas, sementes, produzem óleo comestível de boa qualidade que também é utilizado para iluminação e produção de sabões. Indivíduos adultos de tamanho médio dessas palmeiras podem ser transplantados sem maiores problemas.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Pindoba" e "pindova" são provenientes do termo tupi pin'dob.[1]

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 330.
Ícone de esboço Este artigo sobre palmeiras (família Arecaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.