Atyrá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal de entrada de Atyrá

Atyrá é um distrito do Paraguai, localizado no departamento de Cordillera.

Foi fundada em 4 de outubro de 1539, por Domingo Martínez de Irala, quando esse era governador do Rio da Prata e do Paraguai.

Em 1580, os franciscanos Luís de Bolaños e Alonso de San Buenaventura, fundaram no local a redução de "San Francisco de Atyra"[1].

A igreja de São Francisco de Assis de Atyrá, preserva o altar da época dos missionários e imagens sacras talhadas em madeira no estilo barroco hispano-guarani.

Em 1998, o altar foi restaurado por Estela Rodríguez Cubero. Naquela ocasião, a tarefa de recuperar as cores originais, coube à equipe da Secretária Nacional de Cultura, dirigida pela arquiteta Clarisse Insfrán Echauri, que contou com a colaboração de restauradores como Verônica Verón[2].

Transporte[editar | editar código-fonte]

O município de Atyrá é servido pelas seguintes rodovias:

Referências

  1. Reducciones Jesuitas y Franciscanas. Gran Chaco y regiones fronterizas., em espanhol, acesso em 05 de setembro de 2017.
  2. san_francisco_de_atyra__belleza_barroca, acesso em 06/09/2017.
  3. Dalles, Paola (14 de maio de 2013). «Rutas del Paraguay - Edicion Impresa - ABC Color». www.abc.com.py (em espanhol). ABC Color. Consultado em 1 de fevereiro de 2019 
  4. «Mapa del Paraguay - Red vial 2018». www.mopc.gov.py (em espanhol). MOPC - Ministerio de Obras Publicas y Comunicaciones del Paraguay. Consultado em 1 de fevereiro de 2019 
  5. «MOPC elabora mapa actualizado de rutas del Paraguay». ultimahora.com (em espanhol). Ultima Hora. 7 de março de 2014. Consultado em 1 de fevereiro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Paraguai é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Atyrá