Auchan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Auchan
Uma loja Auchan em Polónia.
Tipo Mista
Fundação 1961
Sede França
Página oficial http://www.auchan.com

Auchan é um grupo francês de distribuição comercial. Em Portugal existe sob o nome de Jumbo e Pão de Açúcar. Existem 12 países com Lojas Auchan: França, Espanha, Itália, Polónia, Portugal, Luxemburgo, Hungria, China, Taiwan, Rússia, Roménia Angola e Ucrânia.

Actualmente existem 389 hipermercados e 717 supermercados.

Nome[editar | editar código-fonte]

Alcampo em Espanha, Jumbo em Portugal e Angola e Auchan no resto do mundo.

Atac em França, Sabeco em Espanha, SMA e Cityper em Itália e Pão de Açúcar em Portugal.

175.000 trabalhadores, grandes números comparando com um grupo que começou com um homem e apenas 30 trabalhadores.

Gérard Mulliez, fundador e presidente do Grupo Auchan, abriu, em 1961, a primeira loja em Roubaix, no norte de França. Com esta loja nascia, também, uma nova fórmula de venda, que agrupava, pela primeira vez, o livre serviço e o discount.

Pioneiro no conceito de Hipermercado, o Grupo especializou-se, essencialmente, nesta área de distribuição. Com o sucesso alcançado em França, o Grupo iniciou a expansão para Espanha e Itália.

É o começo de uma história de sucesso, que transformou o Grupo Auchan num dos principais grupos de distribuição franceses no mundo, com um volume de vendas líquidas de 33,6 mil milhões de euros (um crescimento de 10,6% face ao ano anterior), consolidadas em 2005.

Lojas do Groupo Anchan no mundo.

Auchan é uma empresa não cotada em Bolsa, detida pela Associação Familiar Mulliez em 83,8% e pelos colaboradores da empresa em 16,2%. Christophe Dubrulle é o Presidente da Direcção do Grupo.

Marcos históricos do Grupo Auchan 1961 Abertura da primeira loja, em Roubaix.

1977 Abertura do capital aos colaboradores, em França. 1981 Início da internacionalização com o alargamento do Grupo a Espanha. 1994 Alargamento da estratégia de internacionalização à Polónia, ao México, ao Luxemburgo, à Hungria, aos E.U.A, à Argentina e à China. 1996 Aquisição da Docks de France, o que leva o Grupo Auchan à 3ª posição no ranking da distribuição em França.

Grupo Auchan compra o Pão de Açúcar Portugal. 1997 Associação ao grupo IFIL, proprietário da Rinascence, um dos principais grupos de distribuição em Itália. 2001 Acordo com a RT Mart, de Taiwan. Acordo de parceria com o Grupo ONA, em Marrocos, estando agora presente através dos hipermercados Marjane e dos supermercados Acima. Aquisição de 49% da Coforma, a filial de distribuição do ONA. 2002 Abertura do hipermercado Mytishi, na Rússia. 2004

Reorganização do Grupo em 4 áreas: - Hipermercados; - Supermercados; - Banco Accord; - Immochan.

A Auchan passou a deter 100% do capital La Rinascente (aquisição de 50% do capital ao Grupo IFIL) - Itália. 2006

Vianney Mulliez sucede a Gérard Mulliez na Presidência do Conselho de Vigilância Internacional do Grupo Auchan.

Grupo Auchan[editar | editar código-fonte]

Auchan[editar | editar código-fonte]

Jumbo[editar | editar código-fonte]

Pão de Açúcar[editar | editar código-fonte]

Alcampo[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]