Aucuba japonica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLouro-do-Japão
Fruto de Aucuba  japonica

Fruto de Aucuba japonica
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Angiospermas
Classe: Eudicots
Superordem: Asterids
Ordem: Garryales
Família: Garryaceae
Género: Aucuba
Espécie: A. japonica
Nome binomial
Aucuba japonica
Thunb.

Louro-do-Japão ou Louro-manchado (Aucuba japonica), é um arbusto (1-5m) de floresta nativa na planície e montanhas de todo o Japão, China e Tailândia. Em solos de floresta rica de vales úmidos, florestas densas, arvoredos, por córregos e perto das rochas úmidas protegidas na China. As folhas são opostas, lanceoladas amplo, 5–8 cm de comprimento e 2–5 cm de largura.

O Aucuba japonica é uma planta dióica, que separa a planta masculina da feminina. As flores são pequenas, 4–8 mm de diâmetro, com quatro pétalas arroxeadas-marrom, que são produzidos em grupos de 10-30 em uma inflorescência solta. O fruto é uma baga vermelha de mais ou menos 1 cm de diâmetro. Elas são muitas vezes evitado por pássaros. Eles são uma planta de jardim popular no Reino Unido e na Europa ocidental. Este arbusto é também popular nos Estados Unidos, onde é comumente referido como a planta de manchas douradas (Fell, 1990).

Muito conhecida nos jardins urbanos de Portugal e outros países europeus devido à sua resistência à poeira e à poluição atmosférica, a Aucuba japonesa é um belo arbusto de grandes folhas perenes, coriáceas, de cor verde, mas há diversos cultivares de folhas variadas extensivamente apreciados: a “Crotonifolia” e a “Gold Dust” têm folhas salpicadas de amarelo e dão flores fêmeas, que produzem bagas vermelhas do final do Verão ao inicio da Primavera, se plantadas conjuntamente com um cultivar macho, como a “Crassifolia” . Preferem solos úmidos e frescos e locais com pouco sol. É resistente a climas marítimos. Dão sebes vistosas e crescem com rapidez assim que vingam. Podar os ramos na Primavera.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Fell, Derek (1990),Um Jardineiro Essencial, Michael Freedman Publishing Group.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.