Audi R8R

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Audi R8R
Audi R8R
Visão Geral
Produção 1997 - 1999
Fabricante Audi
Modelo
Classe Protótipo de Le Mans
Carroceria Fibra de Carbono Monocoque
Designer Tony Southgate
Ficha técnica
Motor Audi 3,6 litro twin-motor V8 turbo
Transmissão Manual sequencial com 6 velocidades
Cronologia
Último
Último
Audi R8C
Próximo
Próximo


O Audi R8R foi um protótipo de Le Mans construído pela Audi, para as 24 Horas de Le Mans 1999, sendo o antecessor do vitorioso Audi R8 Race Car, que estreou em 2000. Foi correndo ao lado do protótipo de cockpit fechado Audi R8C.


Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O projeto do Audi R8R começou em 1997, quando a Audi começou a investigar a possibilidade em entrar no 24 Horas de Le Mans. O primeiro protótipo foi apresentado em 1998, mostrando um carro cockpit aberto, que apresenta um estilo característico da Audi,porém faltando ainda muitas características de um protótipo. O carro, projetado por Tony Southgate e construído pela Dallara, apresentava um motor Audi 3,6 litro twin-motor V8 turbo. No veículo, estava incluido um grande número de aberturas de aerodinâmica no nariz, bem como altos sidepods que caracterizou as condutas NACA em seus caças para alimentar os turbocompressores.

Nas 12 Horas de Sebring, a aerodinâmica esteve importantemente envolvida. Uma longa cauda foi destaque, com os arcos das rodas mais sutilmente curvo na casca lado. A dianteira também foi menor, e contou com um estilo mais aerodinâmico sobre o protótipo original estilizado.

No entanto, após os testes de Sebring, foram feitos mais ajustes no Audi R8R a fim de melhorar a sua velocidade total, em preparação para Le Mans. A lataria da frente estava mais evoluído, com um sidepod mais amplo e curvo a ser utilizado. Os dutos NACA também foram substituídos por uma entrada de ar verticais saindo do pára-choque lateral. A cauda também foi encurtada, e elementos aerodinâmicos foram adicionados ao estilo do sidepods.

Apenas cinco R8Rs seria construída total.O veículos, # 204 e # 205 de Sebring seriam executado apenas em 1999, enquanto # 307 e # 308 iriam para Le Mans.O veículo # 306 seria adicionado em 2000 para competir na American Le Mans Series. As lições aprendidas com o R8R seriam mais tarde evoluidas para o Audi R8.

História[editar | editar código-fonte]

Após meses de testes, o R8R fez sua estréia nas 12 Horas de Sebring em 1999. Correndo pela equipe Joest Racing da Alemanha, o R8Rs mostraram algumas dificuldades iniciais na qualificação, conseguindo definir apenas os tempos mais rápidos 11º e 12º lugares. No entanto, durante a corrida, os carros mostraram a sua durabilidade por ser capaz de durar mais que a maioria dos concorrentes que tinham inicialmente ultrapassou-los. Mesmo que o também novo e futuro vitorioso BMW V12 LMR sofreu alguns problemas, uma de suas entradas foi muito superior em termos de ritmo e confiança. Na seqüência das doze horas, porém, R8Rs tiveram sucesso em tomar o pódio com um 3º lugar, enquanto o outro carro da equipe finalizou em 5º.

Na sequência de Sebring, o R8Rs voltaram para testes, chegando agora o novíssimo Audi R8C. Nos testes em Le Mans, em Maio, o R8Rs foram capazes de ir contra a maioria dos principais fabricantes, pela primeira vez. A Audi apresentou o seu ritmo, tendo os tempos 8º e 11º melhores tempos durante todo o ensaio, batendo concorrentes como Mercedes-Benz e Nissan.

Para a corrida em si, o R8Rs mais uma vez mostrar a sua durabilidade. Embora eles conseguiram qualificar 9º e 11°, conseguiram sobreviver a maior parte dos seus concorrentes da Mercedes-Benz, Toyota, Panoz, Nissan e BMW. No final, o R8Rs conseguiram voltar para casa em um respeitável 3º e 4º lugares, mais uma vez marcando um pódio, tendo somente perdido para resistente BMW V12 LMR e o rapidíssimo Toyota GT-One

Na sequência das 24 Horas de Le Mans, a Audi teve de decidir qual dos dois protótipos eles continuariam a trabalhar em 2000. O Audi R8C, que não conseguiu terminar as 24h de Le Mans e mostrou falta de ritmo em comparação com o R8R, foi desmontado. O R8R seria mais evoluído para um novo protótipo conhecido simplesmente como o Audi R8, compartilhando somente da mecânica e não do estilo.

No entanto, embora o R8 fez sua estréia nas 12 Horas de Sebring, em 2000, o carro foi devolvido para a Europa, pela Audi, para realizar mais testes para o ano de Le Mans. Isso deixou os mais velhos R8R para voltar à American Le Mans Series para competir nas próximas duas rodadas da temporada, em Charlotte Motor Speedway e no circuito de Silverstone. Em Charlotte, R8R conseguiram o 6º lugar atrás da dupla da BMW e da Panoz, embora um dos R8R tenha tido problemas mecânicos. Para Silverstone, os dois R8Rs teriam um melhor desempenho, mais uma vez tomando um lugar no pódio. Batido mais uma vez pela BMW e pela Panoz, o R8Rs levariam os 3º e 4º lugares. Na sequência de Silverstone, o R8Rs foram retirados definitivamente como o novo Audi R8 para o resto da temporada da American Le Mans Series.

O R8R possuia cerca de 600 HP (450 kW) sendo um motor V8, que lhe permitia atingir 335 km/h (208 mph) nas 24h de Le Mans.

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.