August Wilhelm von Hofmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
August Wilhelm von Hofmann
Química
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 8 de abril de 1818
Local Gießen
Morte 5 de maio de 1892 (74 anos)
Local Berlim
Atividade
Campo(s) Química
Instituições Universidade de Bonn, Royal College of Chemistry, Universidade Humboldt de Berlim
Alma mater Universidade de Göttingen
Orientador(es) Justus von Liebig
Orientado(s) Richard Abegg, Adolf Pinner, Fritz Haber, Karl von Auwers, Rudolf Nietzki, Ferdinand Tiemann, Eugen Bamberger
Conhecido(a) por Reação de Hofmann-Löffler
Prêmio(s) Medalha Real (1854), Medalha Copley (1875)

August Wilhelm von Hofmann (Gießen, 8 de abril de 1818Berlim, 5 de maio de 1892) foi um químico alemão.

August Wilhelm von Hofmann01.jpg

Estudou filosofia e direito em Giessen, dedicando-se à química em 1843, quando se tornou assistente de Justus von Liebig. Dois anos depois, foi nomeado professor no Colégio Real de Química, em Londres. Os vinte anos que passou nessa instituição foram vitais para o desenvolvimento da química na Inglaterra. Em 1865 retornou para a Alemanha como sucessor do químico Eilhard Mitscherlich, em Berlim, onde permaneceu até sua morte.

A maioria de seus trabalhos refere-se aos compostos de alcatrão da hulha, seus derivados e reações. Em particular, sua escola estudava a anilina e suas reações. Esse estudo foi estendido às alcoilaminas, e foi Hofmann quem descobriu os sais de amônio quaternários. Dedicou-se então à classificação de todas as aminas, considerando-as derivados formais da amônia, na qual um ou mais átomos de hidrogênio eram substituídos por radicais compostos.

Monumento a Hofmann em Gießen

Foi um dos primeiros pesquisadores a aceitar e usar em suas aulas os pesos atômicos revisados por Stanislao Cannizzaro. Os compostos importantes descobertos ou analisados corretamente pela primeira vez por Hofmann incluem, entre outros, o álcool alílico, a etilenodiamina e o formaldeído.

Seu nome também é lembrado pela operação chamada metilação exaustiva de Hofmann, que, durante muito tempo, foi um importante instrumento para o estudo das estruturas dos alcalóides.

Hofmann foi um dos fundadores da Sociedade de Química Alemã, sendo seu presidente por diversos anos. Foi também presidente da Sociedade Britânica de Química. Suas pesquisas sobre a anilina, juntamente com as de Sir William Henry Perkin, ajudaram a lançar as bases da indústria de corantes de anilina.

Está sepultado no Dorotheenstädtischer Friedhof em Berlim.[1]

Referências

  1. (1968) "The burial place of August Wilhelm Hofmann (1818-1892)". Journal of Chemical Education 45 (3): 153 pp.. DOI:10.1021/ed045p153. Bibcode1968JChEd..45..153O.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Charles Darwin e John Tyndall
Medalha Real
1854
com Joseph Dalton Hooker
Sucedido por
John Obadiah Westwood e John Russell Hind
Precedido por
Louis Pasteur
Medalha Copley
1875
Sucedido por
Claude Bernard


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.