August von Kotzebue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
August von Kotzebue
Nome completo August Friedrich Ferdinand von Kotzebue
Nascimento 3 de Maio de 1761
Weimar
Morte 23 de março de 1819 (57 anos)
Mannheim, Grão-Ducado de Baden
Filho(s) Otto von Kotzebue
Moritz von Kotzebue
Paul Demetrius Kotzebue
Alexander von Kotzebue
Ocupação Secretário do governador de São Petersburgo; presidente de tribunal na Estônia; diretor do Teatro Nacional Alemão e Orquestra Estatal de Weimar; Conselheiro Áulico

August von Kotzebue (Weimar, 3 de maio de 1761Mannheim, 23 de março de 1819) foi um dramaturgo e escritor alemão.

Autor de mais de 300 peças teatrais, na maioria representadas com grande êxito, e de muitos romances. Em 1817 um dos livros de August von Kotzebue foi queimado durante o Festival de Wartburg. August von Kotzebue fizera na Rússia parte de sua carreira de advogado. Foi secretário do governador de São Petersburgo, presidente de tribunal na Estônia, diretor do Deutsches Nationaltheater und Staatskapelle Weimar (Teatro Nacional Alemão e Orquestra Estatal de Weimar) e Conselheiro Áulico.

Mudou-se de Weimar para Mannheim, no Grão-Ducado de Baden, onde foi brutalmente assassinado, no dia 10 de maio de 1819, pelo jovem estudante Karl Ludwig Sand, natural de Wunsiedel, na Francônia, sorteado em sessão da Burschenschaft para esse efeito e que confessou ter executado o crime conforme as determinações da seita. Os documentos do processo comprovam a premeditação do crime.

Karl Ludwig Sand partiu, em diligência, no dia 9 de maio dormiu em Frankfurt e no dia 10 chegou a Mannheim, apresentando-se logo em casa de Kotzebue, que não recebia pessoa alguma antes de meio-dia. Voltou ao albergue, onde se hospedara, conversou com várias pessoas, falou animadamente contra Kotzebue e tornou à casa do escritor. Apresentou uma carta de recomendação que falsificara, de um amigo da vítima ou da própria mãe de Kotzebue.

Karl Ludwig Sand apunhalando August von Kotzebue
August von Kotzebue logo após ser apunhalado

Kotzebue pediu ao rapaz que o esperasse numa saleta do andar térreo. Um momento depois, deixando a esposa e uma senhora que viera visitá-la, desceu a escada. Mais uns instantes e ouve-se um grito, seguido dum rumor de luta. Todos correm e dão com Kotzebue caído sob o assassino que o crivava de golpes.

Cquote1.svg A liberdade acadêmica consiste sobretudo em permitir aos jovens viverem na orgia, se endividando, não frequentando as aulas senão segundo seus caprichos, vestindo-se como malucos e surrando os burgueses. Os pais de família sensatos deviam tremer no momento de enviar seus filhos à universidade, quando ouvem o relato de tais façanhas nas cervejarias e nas sociedades de ginástica. Antes do que deixá-los pensar que a pátria os espera para se regenerar, melhor seria ensinar-lhes os rudimentos do que ignoram e a polidez de que não têm a menor ideia. Cquote2.svg
August von Kotzebue

August von Kotzebue está sepultado no Cemitério de Mannheim.

August von Kotzebue deixara vários filhos que foram homens ilustres:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre August von Kotzebue