Augusto, o Jovem, duque de Brunsvique-Luneburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Augusto, o Jovem
Duque de Brunswick-Wolfenbüttel
August d.J..jpg
Augusto
Governo
Consorte Clara Maria de Pommern-Barth
Sofia Doroteia de Anhalt-Zerbst
Sofia Isabel de Mecklemburgo-Güstrow
Vida
Nascimento 10 de Abril de 1579
Dannenberg (Elba), Alemanha
Morte 17 de Setembro de 1666 (87 anos)
Wolfenbüttel, Alemanha
Filhos Henrique Augusto de Brunswick-Wolfenbüttel
Rudolfo Augusto de Brunswick-Wolfenbüttel
Sibila Úrsula de Brunswick-Wolfenbüttel
Clara Augusta de Brunswick-Wolfenbüttel
António Ulrich de Brunsvique-Luneburgo
Fernando Alberto I de Brunswick-Wolfenbüttel
Maria Isabel de Brunswick-Wolfenbüttel
Cristiano Francisco de Brunswick-Wolfenbüttel
Pai Henrique de Brunsvique-Luneburgo
Mãe Úrsula de Saxe-Lauenburg

Augusto de Brunsvique-Luneburgo (10 de Abril de 1579 - 17 de Setembro de 1666), apelidado de "O Jovem", foi um duque de Brunsvique-Luneburgo. Na divisão de estados da Casa de Welf recebeu o principado de Wolfenbüttel.

Família[editar | editar código-fonte]

Augusto foi o filho mais novo do duque Henrique de Brunsvique-Luneburgo e da princesa Úrsula de Saxe-Lauenburg. Os seus avós paternos eram o duque Ernesto I de Brunsvique-Luneburgo e a duquesa Sofia de Mecklemburgo-Schwerin. Os seus avós maternos eram o duque Francisco I de Saxe-Lauenburg e a duquesa Sibila de Saxe-Freiberg.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Depois da morte do seu pai, de negociações complicadas com a família e uma intervenção do imperador Fernando II, concordou-se que Augusto ia herdar o principado de Wolfenbüttel cujo último governante morreu em 1634. Por causa da Guerra dos Trinta Anos, Augusto só se pôde mudar para a sua nova residência em 1644. O duque instaurou várias reformas governamentais e criou a Biblioteca Augusta em Wolfenbüttel. Sob o pseudónimo de Gustavus Selenus, escreveu um livro sobre xadrez em 1616 e uma criptografia em 1624. O seu pseudónimo é uma referência críptica ao seu nome.

Augusto morreu em Wolfenbüttel e foi sucedido pelos seus três filhos, Rudolfo Augusto, António Ulrich e Fernando Alberto.

Casamentos e descendência[editar | editar código-fonte]

Augusto casou-se primeiro com a princesa Clara Maria de Pommern-Barth de quem não teve filhos. Após a morte desta em 1623, voltou a casar-se no dia 26 de Outubro de 1623 com a princesa Sofia Doroteia de Anhalt-Zerbst no dia 13 de Dezembro de 1607. Juntos tiveram cinco filhos:

  1. Henrique Augusto de Brunswick-Wolfenbüttel (28 de Abril de 1625 - 30 de Setembro de 1627), morreu aos dois anos de idade.
  2. Rudolfo Augusto de Brunswick-Wolfenbüttel (16 de Maio de 1627 - 26 de Janeiro de 1704), casado com a duquesa Cristiana Isabel de Barby-Muhlingen; com descendência.
  3. Sibila Úrsula de Brunswick-Wolfenbüttel (8 de Dezembro de 1629 - 12 de Dezembro de 1671), casada com o príncipe Cristiano de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg; com descendência.
  4. Clara Augusta de Brunswick-Wolfenbüttel (25 de Junho de 1632 - 6 de Outubro de 1700); sem descendência.
  5. António Ulrich de Brunsvique-Luneburgo (4 de Outubro de 1633 - 27 de Março de 1714), casado com a princesa Isabel Juliana de Schleswig-Holstein-Sønderburg-Nordborg; com descendência.

Sofia Doroteia morreu em 1643.

No dia 13 de Julho de 1645, Augusto casou-se pela terceira vez, desta vez com a duquesa Sofia Isabel de Mecklemburgo-Güstrow de quem teve mais três filhos:

  1. Fernando Alberto I de Brunswick-Wolfenbüttel (22 de Maio de 1636 - 25 de Abril de 1687), casado com a landegravina Cristina de Hesse-Eschwege; com descendência.
  2. Maria Isabel de Brunswick-Wolfenbüttel (7 de Janeiro de 1638 - 15 de Fevereiro de 1687), casada com o duque Adolfo Guilherme de Saxe-Eisenach; com descendência.
  3. Cristiano Francisco de Brunswick-Wolfenbüttel (1 de Agosto de 1639 - 7 de Dezembro de 1639), morreu aos quatro meses de idade.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Augusto, o Jovem, duque de Brunsvique-Luneburgo

Referências