Augusto Xavier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Augusto Xavier
Nascimento 24 de maio de 1962 (51 anos)[1] ,
Santa Maria, RS, Brasil Brasil
Atividade 1978 - presente

Augusto Xavier (Santa Maria, RS, 24 de maio de 1962) é um jornalista, cantor e ator brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua carreira em 1978, em Santa Maria, na RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. Convidado por Alice Maria e Antonio Brito - depois de passar num teste comandado por Léo Batista na TV Globo Rio - foi contratado para a Rede Globo em Brasília em 1980, onde apresentou o DFTV. Formado em Jornalismo pelo CEUB foi transferido para São Paulo em 1985 onde comandou o SPTV e o Globo Rural. Em 1992, passou a apresentar o Jornal Hoje, que já apresentava eventualmente com Leda Nagle, em dupla com Cláudia Cruz, Valéria Monteiro e Cristina Ranzolin e o RJTV 2º edição.

Sai da Globo em 1995, faz campanha publicitária intitulada TV Pão de Açúcar por 2 anos. É contratado pela Rede Manchete no Rio em 1997, onde apresenta o Jornal da Manchete, "Na Rota Do Crime" e o Programa de Domingo ao lado de Geórgia Wortmann. Pouco depois deixa o telejornal convidado para atuar na telenovela Brida em (1998), que teve seu final abortado devido à crise pela qual a Manchete passava, que culminou no seu fechamento no ano seguinte. Chegou a gravar algumas cenas com o elenco, mas seu personagem foi ao ar. Augusto Xavier voltou ao Jornalismo e permaneceu na Manchete até seu último dia, inclusive apresentando o Primeira Edição, que não era nada mais do que o antigo Jornal da Manchete, mas sem qualquer citação ao nome da emissora.

De volta a São Paulo, apresentou o primeiro telejornal da RedeTV!, na estréia da emissora, em 15 de novembro de 1999. Ficou na bancada do Jornal da TV!, atual RedeTV! News, até 2005, quando foi remanejado para o TV Esporte Notícias. Em 2008 voltou a apresentação do RedeTV! News ao lado de Rita Lisauskas. Augusto Xavier também é músico, toca guitarra, baixo e teclado, faz seus próprios vídeos caseiros publicados no Youtube, como hobby. Fundou as bandas Covers U2, e Pink Floyd Cover no início da década de 90. As bandas fizeram sucesso nas antigas casas de shows Aeroanta e Dama Xoc em São Paulo. Excursionou pelo interior de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em apresentacões. Augusto Xavier também é astrônomo amador. Em 2011 lançou o livro "Mundo Novo,a expansão dos horizontes pela astronomia", editado em ebook pelo site smashwords.

Trabalhos na televisão[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Márcia Peltier
Apresentação do Jornal da Manchete
19981999
Sucedido por
-
Precedido por
Rodolpho Gamberini
Apresentação do RedeTV! News
2009
Sucedido por
-
Precedido por
-
Apresentação do Jornal da TV!
19992005
Sucedido por
Marcelo Rezende
Precedido por
Fernando Vanucci
Apresentação do TV Esporte Notícias
20052008
Sucedido por
Cristina Lyra