Auld Alliance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha de Neville Cross

A Auld Alliance (em francês: Vieille Alliance, em norueguês Auld-alliansen, em português Velha Aliança) refere-se a uma série de tratados entre a Escócia e a França especialmente dirigidos contra um inimigo comum, a Inglaterra.

O primeiro de tais acordos foi assinado em Paris em 23 de Outubro de 1295 - posteriormente ratificado em Dunfermline em Fevereiro seguinte - durante o reinado de John Balliol e Filipe, o Justo (Filipe IV). Foi revisto e renovado diversas vezes, e teve um papel importante nas relações franco-escocesas e franco-inglesas até ao Tratado de Edimburgo em 1560. Houve ocasiões em que ambas as nações tiveram benefícios consideráveis da aliança, particularmente durante a Guerra dos Cem Anos, mas a sua aplicação nem sempre foi vista muito favoravelmente por todos os escoceses, questionando-se, mesmo antes da Reforma Protestante se valeria a pena manter relações hostis com a Inglaterra apenas para satisfazer interesses da França.

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.