Austrian Business Agency

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Austrian Business Agency – Österreichische Industrieansiedlungs- und WirtschaftswerbungsgmbH (ABA-Invest in Austria) é a agência de acolhimento de novas empresas na República da Áustria que presta contas ao Ministério de Federal da Ciência, Investigação e Economia.[1] A organização é responsável pela angariação e pelo atendimento de empresas estrangeiras interessadas em criar uma empresa na Áustria. A ABA informa sobre a localização económica Áustria, aconselhando os investidores internacionais sobre as questões relevantes de localização. A agência de acolhimento de novas empresas foi fundada pela ÖIAG[2] em 1982 sob o nome de ICD Austria e renomeada em 1995 Austrian Business Agency (ABA). Por ocasião do 25º aniversário em 2007, a ABA mudou a sua imagem corporativa, utilizando agora em vez de Austrian Business Agency o nome de ABA–Invest in Austria para tornar o objeto da empresa mais claramente visível. Na Áustria, a ABA–Invest tem 25 colaboradores.

A ABA prestou serviços a muitas empresas internacionais, como à Sony, Infineon, Ikea, Matsushita Electric Works, ao operador de redes móveis Hutchison Mobilfunk, à Holmes Place ou à Starbucks na altura da sua fundação na Áustria.

Desde 1997, um setor da ABA, Location Austria, faz publicidade para a Áustria como local apropriado para a produção internacional de filmes. Juntamente com a Austria Wirtschaftsservice GmbH (aws), a Location Austria é responsável pela execução das medidas de promoção no âmbito da iniciativa «Film Industry Support Austria» (FISA). A FISA é uma iniciativa do Ministério Federal da Ciência, Investigação e Economia para apoiar a produção cinematográfica com um financiamento não reembolsável no valor de 25 por cento das despesas de produção austríacas elegíveis. Para informações mais detalhadas ver: www.filmindustrysupportaustria.com

Campos de actividade[editar | editar código-fonte]

Na competição pelos investimentos diretos, a Áustria está em concorrência com a comunidade internacional. A agência de acolhimento de novas empresas faz publicidade para a localização económica a fim de melhorar a imagem da Áustria como um país industrializado. Em termos de riqueza, a Áustria ocupa o quarto lugar na UE[3] apesar de continuar a ser vista principalmente como um país de turismo e de cultura.

A ABA apoia as empresas estrangeiras gratuitamente na criação de empresas na Áustria. Os investidores recebem informações sobre a localização económica Áustria tal como sobre as condições económicas, políticas e jurídicas. Além disso, o campo de atividade da ABA–Invest in Austria abrange o estabelecimento de todos os contatos necessários na Áustria tal como o aconselhamento na busca do local apropriado e a disponibilização das informações relevantes para as empresas, tais como os fatores de custo (p. ex. os encargos salariais e as despesas de infraestrutura), aspectos fiscais ou a performance de ramos económicos no País). As empresas recebem apoio também em caso de investimentos de extensão.

Investimentos internacionais directos na Áustria[editar | editar código-fonte]

Em 2017, a ABA – Invest in Austria conseguiu obter um resultado recorde com 344 empresas internacionais que se estabeleceram no país. O montante dos investimentos foi de 723,85 milhões de euros e o número dos postos de trabalho criados foi de 2.672.

118 empresas vieram da Alemanha, o país investidor tradicionalmente mais forte, para a Áustria. Assim, a Alemanha foi responsável por 34 por cento de todos os projetos da ABA no ano passado.

Muitas empresas internacionais escolheram a Áustria como o centro de gestão para a Europa de Leste. Com 380 centros regionais de gestão de empresas multinacionais, a localização Áustria situa-se em termos de centros de gestão muito à frente dos concorrentes da Europa Central Oriental que são a Polónia, a Eslováquia, a Hungria e a República Checa.

Quanto aos fatores de localização indiretos, a Áustria ocupa uma boa posição em rankings internacionais nos domínios da qualidade de vida, da segurança jurídica, da infraestrutura da saúde e do ambiente limpo[4]. Desde a sua criação em 1982, foram realizados na Áustria investimentos no valor de 9,17 bilhões de euros e criados 57.710 novos empregos com a ajuda da ABA–Invest in Austria. ABA–Invest in Austria conseguiu atrair no total 3.822 empresas internacionais para a Áustria.


Estabelecimentos de empresas Projectos da ABA (Fonte: ABA-Invest in Austria)
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017
Empresas 132 120 74 82 107 123 152 201 256 158 198 183 201 228 276 297 319 344

O meu nome é Peter Kysela, sou colaborador da ABA–Invest in Austria e participo neste papel nesta página da Wikipédia, em especial na atualização contínua do artigo sobre a minha entidade empregadora. Neste contexto, esforço-me por respeitar as regras em vigor. No caso de notar alguma infração, é favor indicar a mesma por correio eletrónico (p.kysela@dnsolutions.at).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Bundesministerium für Wissenschaft, Forschung und Wirtschaft|Ministério de Federal da Ciência, Investigação e Economia da República da Áustria, www.bmwfw.gv.at
  2. ÖIAG - Österreichische Industrieholding AG, www.oebib.gv.at
  3. Eurostat 2016, PIB per capita em PPC
  4. World Competitiveness Yearbook 2016, “Quality of life“, “Pollution Problems”, “Health Infrastructure”, “Risk of political Instability”

veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]