Autódromo Internacional de Tarumã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Autódromo Internacional de Tarumã
Autódromo Internacional de Tarumã
Mapa do circuito.
Informação geral
Localização Viamão, Rio Grande do Sul, Brasil
Fuso horário UTC−3
Coordenadas 30° 02' 56" S 51° 0' 59" O
Abertura 1949
Eventos principais Stock Car Brasil
(1979–1981, 1983–1996, 1998–2002, 2004–2009, 2012–2017)
Circuito
Superfície Asfalto
Comprimento do circuito 3,0 km (1,9 mi)
Curvas 10

O Autódromo Internacional de Tarumã (AIT) é um autódromo brasileiro localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre. É um dos mais tradicionais circuitos do país. Sua pista tem extensão total de 3.016 metros, com 11 curvas, de altíssima, média e baixa velocidades, e um cotovelo em descida, a chamada "Curva do Tala-Larga", que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos. A principal característica do circuito é a velocidade, sendo o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Pontos como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove são um grande desafio para os pilotos.

História[editar | editar código-fonte]

O ACRGS foi fundado no dia 12 de julho de 1949, e naquela época as provas eram realizadas nas ruas e estradas. A pista foi inaugurada em 8 de novembro de 1970, com uma vitória de Jayme Silva a bordo de um Alfa Fúria.

Competições[editar | editar código-fonte]

Largada da 7ª etapa da Tc1600 no Autódromo Internacional de Tarumã

O circuito foi o primeiro a ser totalmente asfaltado no estado do Rio Grande do Sul e sediou corridas das principais categorias do automobilismo brasileiro nas últimas quatro décadas, como os campeonatos brasileiros de Fórmula Truck, Stock Car, Fórmula Renault, Pick Up Racing, entre outros.

Outro evento tradicional do autódromo de Viamão é o Racha Tarumã. Esse evento acontece em sextas à noite, com "pegas" na reta entre motoristas amadores. O evento foi criado em 1997 com o objetivo de tirar das ruas os "temíveis pegas", que colocavam em risco a vida dos motoristas e também da população. Em Tarumã esses motoristas encontram um ambiente preparado para acelerar, sem riscos de acidentes e com total segurança para os participantes e também o público.

Além do Racha Tarumã o autódromo internacional de Taruma realiza sempre no mês de Dezembro a prova mais tradicional de longa duração chamada de 12 Horas de Tarumã com a largada a meia a noite.

Autódromo privado[editar | editar código-fonte]

O Autódromo Internacional de Tarumã, o Autódromo Internacional de Curitiba e o Velopark, são os únicos autódromos privados do Brasil. A manutenção do AIT depende tão somente dos eventos promovidas pelo Automóvel Clube Rio Grande do Sul.

O autódromo pode ser acessado a partir de cidades próximas como Alvorada e Gravataí, pela Estrada Capitão Gentil Machado de Godoy ou pela rodovia RS-118.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.