Autofocus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Autofoco)
Ilustração da patente 5589909 - autofocus.
Ilustração da patente 4257705 - autofocus.

Autofocus ou autofocagem (ou AF) é uma característica de alguns sistemas ópticos que permite obter (e em alguns também manter continuamente) o foco correto no objeto, ao invés de requerer que o operador da câmara fotográfica faça o ajuste manualmente.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira produção em massa de câmaras com autofocagem foi a Konica C35 AF, um modelo simples de apontar e fotografar, lançado em 1977.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Autofocus activo[editar | editar código-fonte]

Utlizando o sistema do sonar, a câmara fotográfica fica a saber a que distância é que se encontra o objecto que está a ser fotografado e portanto consegue fazer o foco. As máquinas utilizam sinais infravermelhos (emitem)para objectos até 6 metros. para isso usam várias técnicas como:

    • triangulação
    • quantidade de luz recebida, reflectida pelo objecto
    • tempo.

Podem surgir alguns problemas devido à difusão dos sinais infravermelhos reflectidos, por exemplo, quando temos uma vela de um bolo a acender. no entanto consegue fazer o foco mesmo quando não há luz.

Autofocus passivo[editar | editar código-fonte]

Encontra a distância do objecto pela própria imagem. A máquina vai rodar as lentes até encontrar o melhor resultado, vendo o valor de cada pixel em contraste com o pixel adjacente até encontrar a maximização de diferenças entre os valores encontrados entre pixeis adjacentes. (usa o facto de que quando não temos a imagem nítida fica enublado). Uma vantagem deste sistema em relação ao anterior, é que faz o autofocus mesmo através de uma janela, não há limitação de distância com o objecto. porém se o objecto for da mesma cor, ele terá dificuldades em determinar a melhor focagem. Há câmaras onde o algoritmo de maximização de diferenças faz-se apenas com os pixeis laterais, outros apenas com os pixeis verticais, e as câmaras mais caras fazem com os verticais e laterais, temos câmaras com:

  • Focus-fixo (onde não há qualquer sistema de focagem)

Mais uma nota. este sistema de autofocagem é partilhado pelo olho humano.

Ver também[editar | editar código-fonte]