Autovía del Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Via Rápida A-1
Identificação
Sinal da A-1
A-1
Inicio Madrid
Término Irún
Comprimento 480 Km
Rede de autoestradas e vias rápidas de Espanha


A Via Rápida do Norte (Autovía del Norte) ou A-1 é uma das seis vias rápidas radiais de Espanha. Na Rede de Estradas Europeias têm a denominação E-05. O troço que termina no País Basco mantêm a antiga denominaão de N-I. Têm o comprimento de 366 km.

O seu traçado, é uma das vias de comunicação mais transitadas no país, e é um dos principais eixos norte-ul. Devido a isto, boa parte do tráfego procedente da Europa ocidental cruza com esta via.

Características[editar | editar código-fonte]

A A-1 têm troços construídos: o troço Madrid - Burgos (A-62) e o troço Armiñón (AP-68) - San Sebastián (AP-8).

O primeiro troço que abriu ao tráfego da A-1 foi de Madrid a Venturada e mais tarde de Venturada a Santo Tomé del Puerto. Posteriormente se construiu de Santo Tomé a Aranda de Duero (Burgos), e de Lerma a Burgos. O primeiro troço da A-1 acaba no lanço 235 da A-1, na união com a A-62. A partir de Burgos, se quiser ir para Vitória é previsto tomar a Estrada Nacional N-I ou a AP-1.

Entre Burgos e Armiñón não existe via rápida; a A-1 passa a ser a AP-1. A A-1 retorma em Armiñón, iniciando-se o segundo troço da A-1 em serviço. No ano 2003 se inaugurou o troço de Vitória a Alsasua (Navarra) e daí a Idiazabal, pelo porto de Echegárate. O seguinte troço chega de Idiazabal até San Sebastián, onde termina a A-1 com a AP-8. Por último, desde San Sebastián até Irún a A-1 é a Estrada Nacional N-I.

Têm 137 lanços e entre eles 117 são totais e 20 parciais.

Ver também[editar | editar código-fonte]