Auyantepui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Auyantepui.

O Auyantepui que no idioma dos pemon significa “montanha do diabo”, é o tepui mais famoso e visitado da Venezuela. É um dos maiores tepuis do Maciço das Guianas e está situado no estado de Bolívar, sudeste da Venezuela

O Auyantepui é um gigante entre as grandes mesetas. Tem uma altitude de 2535 metros e uma superfície de 700 km². Do seu cume precipita-se a mais alta queda de água do mundo: o Kerepakupai-Vena, mais conhecido como Salto Angel, também citado no filme Up - Altas Aventuras da Disney Pixar como um tipo de paraíso de cachoeiras.

O Auyantepui alcançou fama internacional em 1937, quando o piloto Jimmy Angel, que já o havia avistado e dado notícia ao mundo da existência do magnífico salto em 1933, pousou pela primeira vez em seu cume. A inutilização da aeronave após o pouso obrigou os seus quatro ocupantes a um épico retorno, que durou 11 dias de caminhada pela mata inexplorada.

5° 48′ N 62° 28′ W

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Auyantepui