Avaceratopo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAvaceratopo
Avaceratops BW.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornitischia
Subordem: Marginocephalia
Infraordem: Ceratopsia
Família: Ceratopsidae
Género: Avaceratops

O Avaceratopo (Avaceratops lammersi, do latim "réptil de Ava") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo, há 100 milhões de anos, na América do Norte. Fazia parte da família dos ceratopsídeos; possuía um pequeno chifre no nariz (usado para afastar predadores e para lutas entre seres da mesma espécie) e um escudo ósseo na parte posterior do crânio.

Media 2,5 metros de comprimento e 1 metro de altura, pequeno para um ceratopsídeo. Tinha um bico córneo na ponta do focinho, usado para arrancar brotos de cicadáceas e coníferas, plantas dominantes na paisagem cretácea.

Foi encontrado em 1981, nos Estados Unidos, por Eddie Cole. Contudo, foi nomeado em 1986, por Peter Dodson. Fazia homenagens à família Lammers, pois além do nome da família na classificação da espécie, o dino recebeu o nome de Ava, nome da esposa de Eddie.

Embora seja classificado como um ceratopsídeo, possui grande semelhança com os centrossaurídeos, sendo talvez um elo entre as duas famílias (Penkalski e Dodson, 1999).