Avahi (software)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Avahi é uma implementação livre do Zeroconf que inclui um sistema para multicast DNS/DNS-SD service discovery. Permite que programas publiquem e descubram serviços na rede local.

Com o Avahi pode-se colocar um computador em uma rede e instantaneamente este computador encontrar as impressoras conectadas, compartilhamentos de arquivos, pessoas para conversar dentre muitos outros serviços.

Avahi é um software disponível sob a licença LGPL, é uma implementação livre da especificação do Zeroconf da Apple Inc., implementa o mDNS, DNS-SD e a RFC 3927/IPv4LL.

O Avahi possui arquitetura modular e possibilita que sejam criados softwares que o utilizem em várias linguagens de programação. Suportado pela maioria das distribuições Linux e sistemas BSD, possui integração com vários ambientes gráficos, dentre eles o GNOME e o KDE.

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.