Avantasia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Avantasia
Avantasia 2010.jpg
Avantasia durante apresentação em Estocolmo, em 2010
Informação geral
Origem  Alemanha
País Alemanha
Gênero(s) Power metal
Symphonic metal
Progressive metal
Período em atividade 1999 - presente
Gravadora(s) AFM Records
Nuclear Blast
Página oficial Avantasia

Avantasia é um projeto musical capitaneado por Tobias Sammet, vocalista e principal compositor da banda de heavy metal alemã Edguy; seu nome é a junção de duas palavras: Avalon (local místico nas histórias do Rei Arthur) e Fantasia (terra fictícia, criada para o filme A História sem Fim). Trata-se da reunião de integrantes de diversas bandas para a gravação de um trabalho envolvendo Heavy Metal, Hard Rock, Música Clássica e Ópera. Os 2 primeiros álbuns que constituem o projeto trazem uma Metal Opera com uma história épica que mistura ficção, realidade (alguns personagens realmente existiram), religião e filosofia.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Uma das principais características de Avantasia é o fato de se tratar de uma Metal Opera, possuindo personagens e enredo.

O personagem principal da história é o jovem Gabriel Laymenn, noviço da Ordem Dominicana da abadia de Mainz. É o ano de 1602 e, juntamente com o resto de sua ordem, Gabriel participa de uma caça às bruxas. Mas quando ele é inesperadamente reunido com a sua meio-irmã, Anna Held, que espera seu julgamento por bruxaria, Gabriel começa a ter dúvidas. Ele se esgueira para dentro da biblioteca, onde ele lê um livro proibido. Seu mentor, Bruder Jakob o vê e Gabriel é atirado no calabouço.

Lá ele conhece um velho, Lugaid Vandroiy, que se apresenta como “o druida” ("Reach Out for the Light"). Ele conta a Gabriel sobre uma outra dimensão, o mundo de Avantasia, que corre grande perigo. Ele se oferece para ajudar a resgatar Anna, se Gabriel concordar em ajudar Avantasia. Eles conseguem escapar ("Breaking Away"), e Vandroiy leva Gabriel a um velho poço de pedra que guarda o portal entre as duas dimensões, utilizando-o para enviar Gabriel a Avantasia.

Enquanto isso, Johann Adam Von Bicken, o bispo de Mainz, Bruder Jakob e o Oficial de Justiça, Falk Von Kronberg, estão a caminho de Roma para encontrar o Papa Clemente VIII ("The Glory of Rome"). Em sua posse eles têm o livro que Gabriel leu. Velhos documentos contam que o livro é a última das sete partes de um lacre, que ajudará o seu detentor a alcançar o conhecimento absoluto caso ele o leve à torre no centro de Avantasia.

Quando Gabriel chega à Avantasia (“Avantasia”) ele é recebido por dois habitantes, o elfo Elderane (Andre Matos) e o anão Regrin (Kai Hansen), na música “Inside”. Eles contam sobre a guerra contra as forças do mal, dos planos do Papa e de suas conseqüências (“Sign of the Cross”). Se o Papa usar o lacre, a conexão entre Avantasia e o mundo humano irá se romper causando terríveis conseqüências para ambos os mundos. Gabriel chega bem a tempo na Torre e, enquanto o Papa fala com a voz misteriosa que sai de dentro dela, Gabriel rouba o lacre e, em meio ao caos, ele consegue trazê-lo à cidade dos elfos (“The Tower”), o que marca o fim da primeira parte.

Mas Gabriel ainda não se dá por satisfeito. Ele quer saber mais sobre Avantasia e, assim, Elderane o envia à Árvore do Conhecimento. Lá, Gabriel tem a visão de Bruder Jakob submetido a grandes dores em um lago de chamas (“The Final Sacrifice”). Elderane conta a ele sobre um grande cálice dourado nas catacumbas de Roma, local em que se encontram presas um incontável número de almas torturadas, e o avisa da Besta que guarda o cálice. Apesar da tentativa do elfo de desencorajá-los, Gabriel e Regrin voltam ao mundo humano. Eles encontram o cálice e o derrubam, para que as várias almas possam escapar (“Chalice of Agony”). A Besta desperta e os ataca; o anão é morto, mas Gabriel consegue escapar.

Após, Gabriel retorna para Vandroiy, que o estava esperando. O Druida cumpre com sua parte do acordo e se infiltra na prisão à noite para libertar Anna. Lá ele encontra um Bruder Jakob mais “refinado”, que planeja fazer o mesmo. Falk Von Kronber, que estava tendo suas próprias dúvidas (“Memory”), os apanha e se aproxima para prendê-los. Isso os leva a uma luta em que Kronberg mata Vondroiy, mas é assassinado por Bruder Jakob. Então, Anna escapa e retorna para Gabriel, seguindo rumo ao seu futuro desconhecido (“Into the Unknown”).

The Scarecrow[editar | editar código-fonte]

O antepenúltimo álbum de Avantasia chamado "The Scarecrow" (O Espantalho), foi lançado dia 25 de janeiro de 2008. O material é atualmente produzido por Sascha Paeth, que também é responsável pela gravação das linhas de guitarra base. A bateria foi tocada por Eric Singer enquanto as linhas de baixo são responsabilidade do próprio Tobias, e a orquestra foi produzido por Michael Miro Rodenberg.

Tobias diz que este foi o trabalho mais forte do Avantasia, pelo fato de ter escalado membros de produção de um antigo projeto de Metal Opera, membros do projeto Aina. Apesar do álbum ser conceitual, "The Scarecrow" não é uma seqüencia dos dois trabalhos anteriores.

Os vocalistas que participam no álbum são Jorn Lande (Masterplan), Bob Catley (Magnum), Roy Khan (Kamelot), Alice Cooper, Oliver Hartmann (ex-At Vance), Michael Kiske (ex-Helloween) e Amanda Somerville - (Aina e Epica).

Os guitarristas são Rudolf Schenker (Scorpions), Kai Hansen e Henjo Richter (Gamma Ray)

Continuação[editar | editar código-fonte]

Em 2009, Tobias Sammet anunciou em seu site que a continuação de The Scarecrow seria lançada em dois álbuns simultâneos, The Wicked Symphony e Angel of Babylon, lançados em 3 de abril de 2010.[1] Tobias também anunciou alguns convidados: os bateristas Eric Singer, Alex Holzwarth e Felix Bohnke, o tecladista Jens Johansson (do Stratovarius), Simon Oberender e Miro Rodenberg, e os vocalistas Michael Kiske, Bob Catley, Jørn Lande, Tim "Ripper" Owens, Klaus Meine, Russell Allen e Andre Matos, Ralf Zdiarstek, Cloudy Yang, Jon Oliva, e os guitarristas Sascha Paeth, Oliver Hartmann, Bruce Kulick e Henjo Ricther. As linhas de baixo são responsabilidade do próprio Tobias.[2]

Em 2012, Tobias anunciou que começou a trabalhar em um novo álbum do projeto, a ser lançado em março de 2013, com o título The Mystery of Time.[3]

DVD The Flying Opera: Around the World[editar | editar código-fonte]

É um DVD duplo, onde o primeiro disco contém um show completo da banda gravado nos shows no Wacken Open Air (Alemanha) e Masters Of Rock (República Tcheca), e o segundo um documentário da turnê e todos os clipes já lançados pelo grupo.

O lançamento, que além do DVD duplo inclui dois CD's com as músicas cantadas nos shows, foi lançado em Março de 2011.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Vocalistas[editar | editar código-fonte]

Michael Kiske, Tobias Sammett e Kai Hansen durante apresentação do Avantasia em 2010.

Instrumentistas[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
Álbuns ao vivo
EP
Singles
DVDs

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Avantasia