avast! Antivírus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Avast!)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
avast! Antivírus
Logotipo do avast!
Desenvolvedor AVAST Software
Plataforma x86 e x64
Lançamento 1988 (25–26 anos)
Versão estável 2015.10.0.2208 (7 de novembro de 2014; há 6 semanas e 3 dias)
Idioma(s) 44 Idiomas
Sistema operativo 8.1, 8, 7, Vista, XP, Linux, Macintosh, Android e iOS.
Gênero(s) Antivírus,Firewall
Licença Freeware e comercial
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho 125,00 MB (Free)
163,00 MB (Pro)
174,00 MB (Internet Security)
9,5 MB (Mobile Security) 174 MB (Premier)
Página oficial avast.com

avast! Antivírus (avast! significa AntiVirus – Advanced SeT) é uma família de softwares antivírus desenvolvidos pela AVAST Software, sediada na cidade de Praga, na República Tcheca. Sua primeira versão foi lançada em 1988. O avast! conta com mais de 170 milhões de usuários registrados espalhados pelo mundo. Para usar a versão gratuita do avast! é necessário fazer um cadastro no próprio software do avast! (o cadastro é válido por um ano, ao final deste período, o usuário pode renová-lo gratuitamente). O antivírus contém um enorme banco de dados com mais de 5 milhões (expandindo)[nota 1] de vírus e malwares conhecidos. É um dos antivírus mais conhecidos do mundo, tendo recebido vários prêmios, apesar de apresentar falso-positivos (identificação incorreta de vírus) em algumas situações. O avast! está disponível em 44 idiomas, incluindo o português lusitano e o brasileiro. Em sua nova versão, o software avast! ganhou uma interface mais estilosa, prática e com opções mais acessíveis, tendo sua base de dados alargada e a maioria de falsos-positivos corrigidos.

História[editar | editar código-fonte]

Depois de encontrar o vírus de Viena em 1988, pesquisador Pavel Baudis of Mathematical Máquinas Instituto de Pesquisa de Praga definido para escrever um programa que seria capaz de removê-lo com sucesso. Ele, então, compartilhou o programa com o seu colega, Eduard Kučera, e nesse mesmo ano os dois começaram a ALWIL Software, que lançou o primeiro antivírus Avast. Por causa das restrições à formação de uma empresa na então Checoslováquia, ALWIL Software foi fundada como uma cooperativa. A Revolução de Veludo, no entanto, trouxe com ele a introdução do mercado livre. Em 1991 Baudis e Kučera foram capazes de registrar ALWIL Software como uma empresa de joint-parceria.

COO atual e ex-CTO Ondrej Vlček juntou ALWIL em 1995; ele se juntou à empresa, quando ele era um estudante e escreveu primeiro programa de antivírus da empresa para Windows 95. No ano seguinte, Avast antivírus foi um dos três primeiros programas antivírus em todo o mundo a ganhar prêmios VB100 da Virus Bulletin em todas as categorias de testes.

Em 1997, a ALWIL Software licenciado do mecanismo antivírus Avast a McAfee para uso em sua própria linha de produtos antivírus McAfee VirusScan. Dentro dos próximos sete anos, a empresa atingiu a marca de 1 milhão de usuários de seu produto Avast, após o lançamento de uma solução de antivírus gratuito para casa (não comercial) usar em 2001.

ALWIL parceria com a SanDisk em 2005, levando a localização de idioma para todos os mercados da SanDisk. Em 2006, Avast atingiu 10 milhões de usuários até o início e terminou o ano com 20 milhões; também varreu as categorias SC Awards de Melhor Antivírus, Anti-Malware (europeu) e Escolha dos Leitores (EUA). No ano seguinte, a ALWIL Software tornou-se uma sociedade anônima, e o número de usuários registrados Avast chegou a 40 milhões, apesar de a empresa ter apenas 38 funcionários. Até 2009, havia mais de 100 milhões de usuários e 100 trabalhadores; Vincent Steckler, anteriormente da Symantec, também se juntou ALWIL como CEO naquele ano.

ALWIL Software mudou seu nome para AVAST Software em 2010, e Summit Partners investiu US $ 100 milhões por uma participação minoritária da empresa. Ao longo dos próximos dois anos, Avast lançou sua linha Business Protection e Avast gratuito Mobile Security, que se tornou o app de segurança mais bem classificado no Google Play. Em 2012, Avast Free Antivirus tornou-se o software mais baixado no Download.com.

A partir de 2013, mais de 200 milhões de PCs, Macs e usuários de dispositivos Android foram protegidas com programas Avast. AVAST Software adquiriu a Secure.Me empresa alemã eo Jumpshot start-up com sede nos EUA que mesmo ano e foi premiada como "Melhor Empregador 2013" para a República Checa, na categoria de grandes empresas. Este foi também o ano em que a série Avast 2014, Avast SecureLine VPN, e Avast GrimeFighter foram lançados. Em fevereiro de 2014, CVC Capital Partners assinado um acordo vinculativo para um investimento em larga escala em Avast. Avaliando a empresa em US $ 1 bilhão, o investimento foi definido para posicionar ao lado CVC Summit Partners e fundadores Baudis e Kucera como acionistas da Avast.

Em julho de 2014, Avast divulgou dados de um estudo realizado em 20 smartphones Android utilizados em relação à segurança dos dados, durante o qual descobriu-se que a funcionalidade de reset de fábrica do Android não excluir todos os dados de telefones utilizados; Avast descobriu que ele era capaz de recuperar 40 mil fotos de smartphones utilizados; notícia desta descoberta fez manchetes internacionais. Avast, então, criou um produto chamado Avast Anti-Theft, que é capaz de limpar e substituir todos os dados a partir de um telefone.

No mesmo mês, Avast adquiriu uma empresa de aplicativos móveis baseados em Checa chamado Inmite, que desenvolveu aplicativos para mobile banking, televisão móvel, várias aplicações para o Google Glass e um app de compra de veículos para Škoda Auto.

Em outubro de 2014, alegou-se que uma vez que cerca de Dezembro de 2013, Avast! tinha incluído o seu próprio sistema de recomendação de compra, SafePrice, na sua extensão de navegador de Segurança On-line e tinha ativado por padrão. As alegações foram refutadas ponto-a-ponto em um post no fórum Avast Comunidade feita por Ondrej Vlcek, Chief Operating Officer da Avast em resposta ao artigo.

Produtos[editar | editar código-fonte]

Os programas da família avast! estão disponíveis em edições para uso pessoal e comercial:

avast! Free Antivirus[editar | editar código-fonte]

Opção perfeita para pessoas que enviam e-mails e navegam em sites populares. Esta versão traz tecnologias chave que garantem proteção aos usuários comuns, entre elas estão: Motor Antívirus e anti-spyware que foi melhorado, avast! Inteligente Scanner (novo), modo silencioso/jogos (novo), comportamento Shield (novo), proteção em tempo real anti-rootkit, atualizações de Vírus Smart, avast! Comunidade IQ entre outras ferramentas. Esta é uma versão gratuita[1] também disponível para sistemas OSX da Apple.[2]

avast! Pro Antivirus[editar | editar código-fonte]

Esta versão inclui todas as ferramentas presentes na versão Free Edition, melhor do que o antivírus gratuito é mais eficaz na proteção na hora de navegar na internet, inclui novas ferramentas, entre elas o avast! Sandbox que permite que um navegador da web possam ser executados em um ambiente virtual seguro. Esta é uma versão paga.[3]

avast! Internet Security[editar | editar código-fonte]

Mais uma nova ferramenta da famosa família avast! que vai ajudar a proteger o computador das ameaças da web. Apesar de ser um novo produto, é o único que possui todas as ferramentas oferecida dos outros produtos, nesta forma incluídos um firewall silencioso, Sandbox (Virtualização de Programas Inseguros) e um anti-spam entre outras novas ferramentas e melhoramentos. Esta é uma versão de uso comercial e paga.[4]

avast! Mobile Security[editar | editar código-fonte]

Mais um antivírus, agora para o sistema operacional Android. O antivírus é gratuito e fornece, além do antivírus em si, firewall para proteger o usuário contra a invasão de hackers, um sistema anti-furto que bloqueia o aparelho celular em caso de roubo, proteção contra URLs infectadas, correção de URLs digitadas incorretamente, etc.[5] O antivírus está disponível somente para aparelhos Android.

Versão atual (9.0.2013)[editar | editar código-fonte]

  • Atualização da (v9.0). A seguir veja as seguintes melhorias e correções realizadas na atual versão estável:
    • Fixed issues related to Win 8 & Win 8.1 (avast! is now fully compatible with these operating systems);
    • Fixed issues in virtualization module (including other x64 platform fixes);
    • Fixed issues in Script shield;
    • Outlook plugin fixes.

Atualizações[editar | editar código-fonte]

A maioria dos produtos da família avast! possuem uma característica em comum, a de se atualizar automaticamente sem a intervenção do usuário, basta estar conectado a internet para o produto baixar e instalar as definições de vírus automaticamente. A verificação ocorre no momento da conexão da internet ou a cada quatro horas. Os arquivos de atualização também estão disponíveis no site do programa.[6]

Prêmios e certificações[editar | editar código-fonte]

  • Em 2006, o Avast Antivirus ganhou leitores da SC Magazine Confiança prêmio de melhor antivírus.
  • Em 2010, o Avast foi o segundo software mais baixado no Downloads CNET.
  • Em 2010, Brothersoft.com chamado Avast Free Antivirus entre os seus 10 "Editors Pick" seleções.
  • Em abril de 2010, Avast Server Edition ganhou prêmio Escolha dos Leitores de WindowSecurity.com.
  • Em abril de 2011, TechDeville.com deu Avast sua "Melhor Antivirus 2011" prêmio.
  • Em julho de 2011, Filecluster.com deu sua Avast cinco estrelas "excelente" classificação completa.
  • Em março de 2012, CNET Download.com deu Choice Award de seus editores para esse mês para Avast Free Antivirus versão 7.
  • Em julho de 2012, AV-Test.org revisados e certificados Avast Free Antivirus 7.0 para Windows 7 (SP1, 64 bit).
  • Em março de 2013, AV-Test.org revisados e certificados Avast Free Antivirus 7.0 para Windows 8 (RTM, 64 bit).
  • Em novembro de 2013, AVAST Software foi escolhida como Melhor Empregador de 2013, a República Checa, na categoria de empresa de grande porte.
  • Softpedia.com reviu Avast e dada a sua cinco estrelas "excelente" classificação mais alta em vários comentários.
  • Avast Home Edition (agosto de 2006)
  • Avast Free Antivirus 6.0 (fevereiro de 2011)
  • Avast Free Antivirus 7.0 (Março de 2012)
  • Teste de Desempenho (Outubro de 2008)
  • On Demand Detection Test (agosto de 2009)
  • Retrospective / Proactive Test (novembro de 2009)
  • Teste de Desempenho (Dezembro de 2009)
  • On Demand Detection Test (Fevereiro de 2010)
  • Teste de Desempenho (Suite Products) (Julho de 2010)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Segundo o próprio software avast!, o número de malwares detectados pelo mesmo pode ser muito maior, já que em uma única definição, centenas de malwares podem ser detectados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. AVAST Software a.s. (14 de abril de 2010) Descrição do avast! Free Antivirus, "AVAST Software a.s." (em português do Brasil). Acessado em 14 de abril de 2010.
  2. AVAST Software a.s. (27 de abril de 2012)avast! Free Antivirus for Mac já está disponível, "AVAST Software a.s.". Acessado em 27 de abril de 2012.
  3. AVAST Software a.s. (14 de abril de 2010) Descrição do avast! Pro Antivirus, "AVAST Software a.s." (em português do Brasil). Acessado em 14 de abril de 2010.
  4. AVAST Software a.s. (14 de abril de 2010) Descrição do avast! Internet Security, "AVAST Software a.s." (em português do Brasil). Acessado em 14 de abril de 2010.
  5. AVAST Software a.s. (25 de junho de 2013) Descrição do avast! Mobile Security, "AVAST Software a.s." (em português do Brasil). Acessado em 25 de junho de 2013.
  6. AVAST Software a.s. (14 de abril de 2010) Download de atualizações de definições de vírus e do programa, "AVAST Software a.s." (em português do Brasil). Acessado em 14 de abril de 2010.