Avelã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAveleira
Corylus avellana

Corylus avellana
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: rosídeas
Ordem: Fagales
Família: Betulaceae
Género: Corylus
Espécie: C. avellana
Nome binomial
Corylus avellana
L.

A avelã é o fruto da aveleira, avelaneira ou avelãzeira (Corylus avellana)[1] , que é um arbusto da família Betulaceae que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte. A avelã consiste em um fruto mais ou menos esférico, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior, encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa.

A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, ao qual acrescenta um sabor muito apreciado.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Avelã" procede do latim nux abellana, que significa "noz de Abela"[1] .

Composição nutricional[editar | editar código-fonte]

Propriedades[editar | editar código-fonte]

Do quadro anterior, podemos concluir que a avelã dispõe de um elevado conteúdo de gordura (48-66 por cento), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais.

Bem mastigados, este fruto presta-se muito bem para o consumo cru. Entre 15 e 20 avelãs, devido ao seu elevado teor de proteínas e de gorduras, podem levar à substituição de uma refeição completa, mesmo não sendo indicado. O proveito é ainda muito maior se tiverem sido trituradas num liquidificador, raladas ou moídas. Nesta forma, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e auxílio para o emagrecimento supervisionado por um profissional da nutrição.

A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã, biscoitos de avelã.

Avelãs
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Avelã
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Avelã

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 206.