Avenida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Avenida 9 de Julio, Buenos Aires.
Avenida Radial Leste, relevante via axial de São Paulo (cidade).

Avenida é o nome que se dá a uma rua de maior relevância em uma cidade, às vezes constituída por duas vias, de forma a permitir grande circulação de veículos. Não necessariamente precisa ser larga ou extensa, sendo que o critério normalmente utilizado para nomear uma via como avenida ou rua é sua importância relativa. Pode ser levado em consideração o fato de esta servir ou não como ponto de ligação entre outras vias e bairros importantes, conectando os serviços da região.

Muitas vezes, uma avenida pode concentrar grande quantidade de empresas, constituindo um importante centro financeiro para a cidade, como a avenida Paulista, em São Paulo. Além desta ser um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade. Também pode ser um relevante polo turístico, como a avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, a Times Square e a Quinta avenida, em Nova Iorque ou a Avenida da Liberdade em Lisboa. A avenida Atlântica também reúne diversas construções históricas da cidade, como edifícios e hotéis.

Pode servir de ligação de entre dois municípios, como a avenida Sapopemba, em São Paulo, com 45 quilômetros de extensão, é considerada a maior avenida de São Paulo (a maior do Brasil é a Avenida Brasil no Rio de Janeiro, com 58 Km de extensão), que termina no município de Ribeirão Pires. A mais extensa via urbana em linha reta do Brasil, a Avenida Teotônio Segurado (ou Eixão) encontra-se em Palmas no Tocantins e possui 14,86 quilômetros de extensão total, sendo 12,54 quilômetros em linha reta.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete avenida.