Avenida Brás Leme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Avenida Brás Leme
Avenida Brás Leme
Final da avenida Brás Leme, no Centro de Santana.
Avenida Brás Leme
Nomes anteriores Avenida Norte de Contorno do Campo de Marte e Avenida Casa Verde
Extensão 3 400 m
Início Ponte da Casa Verde
Subprefeitura(s) Casa Verde/Cachoeirinha
Santana/Tucuruvi
Distrito(s) Casa Verde e Santana
Bairro(s) Casa Verde, Jardim São Bento e Santana
Fim Rua Voluntários da Pátria, 1828

A avenida Brás Leme[nota 1] é uma via de ligação da zona norte de São Paulo e foi denominada através do Decreto 5.836/64 pelo prefeito Francisco Prestes Maia.

Recebeu o nome de um bandeirante paulista, Brás Esteves Leme, que realizou expedições a Minas Gerais com o propósito de encontrar esmeraldas (século XVII).[1]

História e características[editar | editar código-fonte]

Ela foi construída em 1970, inicia-se como continuação da Ponte da Casa Verde e termina na Rua Voluntários da Pátria, em Santana. Parte da avenida está no distrito de Casa Verde e parte no de Santana, sendo que nas proximidades da via estão o bairros Jardim São Bento e Vila Baruel entre outros. Há também o aeroporto Campo de Marte, o Sambódromo e o futuro Parque Campo de Marte.

A avenida é larga, possui canteiro central e é bastante arborizada. Ela tem passado por uma grande valorização nos últimos anos atraindo lançamentos de imóveis e serviços de alto padrão. Na avenida está situada a sede mundial da maior empresa de tecnologia do Brasil, a Totvs, possui comércios e serviços de alto padrão, tais como: Unidade do Hospital Israelita Albert Einstein, Fleury Diagnóstico, Delboni Diagnóstico, Alta Excelência Diagnóstico, Supermercado St. Marche, Churrascaria NB Steak, sorveterias, restaurantes, lanchonetes, farmácias e padarias.

Fotos
Avenida Brás Leme, em Santana
Canteiro central da avenida

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.