Avenida Dom Hélder Câmara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Avenida Dom Hélder Câmara
(nome oficial)
"Avenida Suburbana"
AvenidaDomHelderCamara.JPG
Limite norte Rua Carolina Machado em Cascadura
Interseções
Limite sul Avenida Leopoldo Bulhões em Benfica
Concessão Prefeitura do Rio de Janeiro

Avenida Dom Hélder Câmara, antiga Avenida Suburbana é um dos principais eixos viários da Zona Norte do Rio de Janeiro. Com aproximadamente 11 km, liga o bairro de Benfica ao de Cascadura. Corta, além destes, os bairros do Jacarezinho, Maria da Graça, Del Castilho, Cachambi, Engenho de Dentro, Pilares, Abolição, Piedade e Quintino Bocaiúva.

Originalmente fazia parte do Caminho Imperial, também chamado Caminho dos Jesuítas, Caminho das Minas, Estrada Real de Santa Cruz e Estrada Imperial de Santa Cruz, que ligava o Município da Corte a Sepetiba, passando pela entrada da Fazenda Imperial de Santa Cruz.

Passou a se chamar Dom Hélder Câmara por decreto do ex-prefeito Luis Paulo Conde, mas ainda é conhecida como Avenida Suburbana, seu antigo nome.

Foi numa casa localizada na avenida que em 15 de agosto de 1909 o escritor Euclides da Cunha foi morto por Dilermando de Assis, amante de sua esposa, Ana de Assis. Tal fato, conhecido como a Tragédia da Piedade, foi tema da minissérie Desejo exibida pela Rede Globo em 1990. Na época do crime a avenida se chamava Estrada Real de Santa Cruz.

O Norte Shopping e a Catedral Mundial da Fé, da Igreja Universal do Reino de Deus, são os principais pontos de referência desta importante avenida. A via pode ser considerada relativamente segura, já que só corta apenas uma favela, a do Jacarezinho.

Obras na Avenida Dom Hélder Câmara[editar | editar código-fonte]

No dia 17/08/11, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes lançou obras para a Av. Dom Hélder Câmara, visando melhorar o asfalto, ja desgastado pela enorme quantidade de fluxo de veículos, a Operação Asfalto liso promete asfaltar toda a via, todos seus 10,7 km de extensão serão recapeados. Estes mais de 10 km contam com que contam com 6 faixas, 183.400m² de área levantada, 64 pontos de ônibus, 206 postos de visita, 528 grelhas/ralos e 2 bocas de lobo. Nesta primeira etapa da intervenção, serão realizados serviços de fresagem e recapeamento asfáltico, entre o Viaduto de Cascadura e a Rua José dos Reis. Outras vias da cidade também estão recebendo asfalto novo, como as ruas Uranos, José Maurício, Ibiapina, Nicarágua, Leopoldina Rego e Cardoso de Moraes; as avenidas Pastor Martin Luther King Júnior, Brás de Pina e José Arantes de Melo; e as estradas João Paulo e do Galeão