Segunda circular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Segunda Circular
Freguesia(s) Benfica
Carnide
São Domingos de Benfica
Alvalade
Lumiar
Olivais
Antiga(s) freguesia(s): São Domingos de Benfica
Campo Grande
Lumiar
S. João de Brito
Início IC19
Término A1

A Segunda Circular (2ª Circular) é uma estrada urbana de Lisboa, que liga a parte oriental da cidade à parte ocidental. É uma das vias portuguesas com maior densidade de tráfego em hora de ponta. A sua gestão está a cargo da Câmara Municipal de Lisboa.

A 2ª Circular constitui um eixo formado pelo enfiamento de três avenidas :

  • Avenida Eusébio da Silva Ferreira (criada, em 2015, a partir do encurtamento da Avenida General Norton de Matos), entre o início do IC19, em Benfica, e o acesso da Estrada da Luz[1];
  • Avenida General Norton de Matos (até 1974, Avenida Marechal Carmona), entre o acesso da Estrada da Luz e o Viaduto do Campo Grande;
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes, entre o Viaduto do Campo Grande e o acesso da Avenida Dr. Alfredo Bensaúde à A1, junto ao Prior Velho e Sacavém

Para além dos pontos já referidos, a 2ª Circular canaliza o trânsito para o acesso da Avenida Dr. Alfredo Bensaúde à A1 (perto do Aeroporto da Portela mas na zona da Quinta do Figo Maduro no Prior Velho), Rotunda do Relógio (Aeroporto da Portela), Alvalade, Campo Grande, Lumiar e Eixo Norte-Sul.

A 1ª Circular incluiria a parte que é hoje o troço da CRIL/IC17 entre Algés e Benfica e a atual Avenida Dr. Alfredo Bensaúde,[2] que liga o Bairro da Encarnação a Moscavide parte da quase desaparecida Estrada da Circunvalação. Desta, ainda permanencem os troços:

  • adjacente ao parque de Campismo de Lisboa, próximo do Monte da Cabreira em Alfragide
  • fim da Avenida Dr. Alfredo Bensaúde (na intersecção com a Av. Salgueiro Maia do Prior Velho / Av.Cidade do Porto)

No seu traçado original, a 2ª Circular incluía a Avenida Marechal Carmona (nome da actual Avenida General Norton de Matos até 1974), a Avenida Marechal Craveiro Lopes até à Rotunda do Aeroporto (actual Rotunda do Relógio) e a Avenida Marechal Gomes da Costa (que se localiza desde a actual Rotunda do Relógio até á zona do Parque das Nações Sul junto á Matinha / Baptista Russo), sendo por isso informalmente conhecida por “Avenida dos Três Marechais”.

Como via principal de atravessamento da cidade, a 2ª circular tem um perfil transversal de 2×3 vias (com reforço adicional em alguns pontos críticos), vias de aceleração e desaceleração nos acessos, cruzamentos desnivelados, separador central (metálico e em betão, tipo barreira New Jersey), velocidade máxima de 80 km/h e sistemas de vídeo-vigilância e informação aos automobilistas.

Projetos futuros[editar | editar código-fonte]

Projeto de 2016[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2016, foi anunciado que a Câmara Municipal de Lisboa pretendia transformar a 2.ª Circular a partir de 2017. A velocidade máxima seria reduzida de 80 km/h para 60 km/h, e a via teria um separador central arborizado. A Câmara queria transformá-la numa avenida urbana, com o objectivo de aumentar a segurança, a fluidez e a qualidade ambiental.

O separador central teria 3,5 metros de largura e seria arborizado, excepto sob os viadutos. Deste modo, cada via da 2.ª Circular seria reduzida e teria 3,25 metros de largura. A via da direita teria uma cor diferente e que seria dedicada a movimentos de entrada e saída.[3]

Em setembro de 2016, pouco antes das eleições autárquicas, foi anunciado que afinal as obras vão limitar-se a uma intervenção de emergência, na sinalização e em áreas críticas do pavimento. A grande requalificação anunciada pela Câmara de Lisboa, que ia transformar a via numa avenida arborizada, fica suspensa por tempo indeterminado - as obras que estão em curso vão parar, e a segunda fase, que implicava a intervenção num troço de dez quilómetros, entre o nó da Buraca e o aeroporto, nem chegaram a arrancar.[4]

A Câmara de Lisboa justificou com um conflito de interesses no concurso público que estava a decorrer, pelo facto de o autor do projeto de pavimentos ser também fabricante e comercializador de um dos componentes utilizados.

Projeto de 2019[editar | editar código-fonte]

Toda a Segunda Circular será alvo de uma repavimentação e toda a sinalização será pintada, num investimento superior a quatro milhões de euros.

Estes três anos para arrancar com as obras devem-se ao facto de a CML querer criar na Segunda Circular um corredor rápido para transportes públicos, desde a A5, mas não conseguir chegar a um acordo com a Brisa[5].

Referências

  1. Lisboa já tem uma avenida com o nome de Eusébio
  2. Como se poderá verificar no Edital Nº 222/68 do Pr. da Câmara França Borges de 21-Set-1968 que a ela se referia da seguinte forma: «… resolvi que a avenida compreendida entre a praça de acesso à auto-estrada do Norte e Moscavide, conhecida por "I Circular" se denomine: …»
  3. «2.ª Circular pode mudar a partir de 2017» 
  4. «Segunda Circular passa de grandes obras a intervenção de "emergência"» 
  5. «Obras na Segunda Circular arrancam em meados de 2020. Vão durar um ano» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]