Avenida Sernambetiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Transportes ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.
Avenida Lúcio Costa
Localização
Estado  Rio de Janeiro
Município Rio de Janeiro
Bairro(s) Barra da Tijuca
Informações
Início Avenida do Pepê
Interseções Avenida Ayrton Senna
Término Estrada do Pontal
Comprimento 15 000 metros

A avenida Lúcio Costa (antigamente, avenida Sernambetiba) é uma importante avenida dos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Estende-se pela orla. Possui mais de quinze quilômetros de extensão. É, juntamente com a avenida das Américas, uma das duas principais vias de acesso aos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes.

A sua localização privilegiada fez com que se tornasse uma área de grande especulação imobiliária: repleta de condomínios luxuosos, é uma das regiões mais caras da cidade do Rio de Janeiro, com apartamentos e casas que chegam a custar mais de 5 milhões de reais. Entre os residentes da avenida, estão celebridades e famosos empresários. Ao longo da avenida, acontece uma das maiores comemorações de ano-novo da cidade.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

O seu nome atual homenageia o arquiteto Lúcio Costa (1902-1998). O seu antigo nome, "Sernambetiba", é originário da língua tupi antiga e significa "ajuntamento de cernambis", pela junção de serinambi (cernambi) e tyba (ajuntamento).[1]

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 598.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]