Aviação militar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Aviação militar ou aeronáutica militar é a utilização de aeronaves com fins militares, seja em operações de combate ou em operações de apoio. Apesar de, atualmente, ser comum o uso dos dois termos com o mesmo significado, verdadeiramente, "aeronáutica militar" é um termo mais abrangente que inclui a aviação militar (uso de aeronaves mais pesadas que o ar) e a aerostação militar (uso de aeronaves mais leves que o ar).

Funções na aviação militar[editar | editar código-fonte]

Conforme o tipo de operações, a Aviação militar inclui:

  • Aviação de informação, incluindo aeronaves de patrulha, de reconhecimento e foto, de alerta antecipado, de guerra electrónica e de reconhecimento meteorológico;
  • Aviação de busca e salvamento, incluindo aeronaves de busca e salvamento geral e de busca e salvamento em combate.
  • Aviação de instrução, incluindo aeronaves de instrução básica, de instrução elementar, de instrução complementar e de conversão operacional.

Dentro da aviação militar existem duas áreas especiais de aviação que se destinam a actuar em ambientes específicos:

  • Aviação naval, é a aviação militar que se destina a actuar em ambiente marítimo;

Organização da Aviação Militar[editar | editar código-fonte]

Até à 2ª Guerra Mundial a maioria dos países não possuía Forças Aéreas independentes, estando as respectivas Aviações Militares integradas nos seus Exércitos ou Marinhas, conforme eram forças aeroterrestres ou aeronavais. A partir do momento em foram criadas Forças Aéreas independentes, as aviações militares sofreram diversos tipos de organização, conforme o país. Basicamente passaram a existir três tipos de organização:

  1. Toda a Aviação Militar, ficou integrada na Força Aérea Independente;
  2. A Aviação Naval manteve-se integrada na Marinha, ficando o resto da Aviação Militar da responsabilidade da Força Aérea;
  3. A maioria da Aviação Militar ficou integrada na Força Aérea, sendo que a Marinha e o Exército mantiveram pequenos corpos de serviços aéreos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.