Avis Rent A Car

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde maio de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Avis
Avis logo wo r.svg
Slogan We try harder - Esforçamo-nos mais
Tipo Locadora de veículos
Fundação 1978 (36 anos)
Sede  Estados Unidos, Parsippany-Troy Hills, Nova Jérsei
Produtos Locação de veículos
Página oficial www.avis.com

A Avis Rent a Car é das principais locadoras de veículos de todo o mundo e surgiu em 1946, quando Warren Avis inaugurou sua primeira estação de aluguel de automóveis no Aeroporto de Detroit, Michigan. Atualmente, a locadora é uma das gigantes globais, com presença em mais de 175 países com veículos para aluguel diário e terceirização de frota para empresas.

A Avis é líder mundial em aluguel comercial e de lazer na indústria do turismo, além de ser o principal operador de aluguel da América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e outras regiões. A cultura de serviços da locadora é conhecida mundialmente e representada por seu famoso slogan We Try Harder (A Avis faz mais por você), frase que trouxe à empresa reconhecimento pela execução de uma das melhores campanhas de marketing empresarial do mundo.

A companhia integra o Avis Budget Group (ABG), maior operador de locação de veículos do mundo, ao lado da Budget Rent a Car, com movimento anual de US$ 5,1 bilhões e presença em mais de 5 mil localidades, incluindo 1 200 aeroportos.

O Avis Budget Group oferece benefícios significativos com a operação de duas marcas distintas que visam diferentes segmentos da indústria e compartilham da mesma frota, instalações de manutenção, sistemas, tecnologia e infraestrutura administrativa.

História[editar | editar código-fonte]

A Avis foi fundada em 1946 quando Warren E. Avis (1915-2007) abriu o seu primeiro balcão de aluguer de viaturas a Avis Airlines Rent a Car Systems no Aeroporto de Willow Run [1] em Detroit, nos Estados Unidos da América, com uma frota de apenas 3 viaturas. Em 1948, a empresa passa a denominar-se Avis Rent-a-Car e em 1958 expande-se internacionalmente criando divisões na Europa, África, Médio Oriente e Ásia. A nível mundial, a Avis está presente em cerca de 163 países, com cerca de 4 800 agências de aluguer, onde se realizam mais de 15 milhões de alugueres por ano.

We Try Harder[editar | editar código-fonte]

Em 1963 a Avis Rent-a-Car detinha apenas 10% da quota de mercado nos Estados Unidos da América, enquanto que a sua concorrente HERTZ detinha 75%. Nesse mesmo ano é desenvolvida uma campanha baseada no slogan We Try Harder, em que admitiu abertamente estar a perder dinheiro, ser apenas a empresa número dois no aluguer de viaturas nos Estados Unidos da América e deter poucos clientes. Com esta campanha a Avis Rent-a-Car enfatizou a importância da qualidade do serviço prestado e a relação de profissionalismo mantida com os seus clientes.[carece de fontes?] A Avis Rent-a-Car definiu assim o seu posicionamento e a sua imagem de marca, projectando-se em apenas 3 anos, para um quota de mercado de 35% nos Estados Unidos da América.[carece de fontes?]

O lema We Try Harder continua ainda hoje a ser o mote de trabalho de todos os colaboradores da Avis.

Avis no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil desde 1978, a locadora foi incorporada pelo Grupo Dallas em 2003, passando a ser presidida por Afonso Celso de Barros Santos [2] , que adquiriu a licença da marca Avis e assumiu a máster franquia da empresa.

Barros Santos [3] fez a Avis Rent a Car decolar[4] no mercado nacional. Nos últimos cinco anos, a locadora ampliou em 120% sua presença no País. Inaugurou em 2007 sua nova sede de 5 mil m² na Lapa, em São Paulo, e iniciou sua incursão no segmento de seminovos. Em 2009, as vendas aumentaram 18% e a frota superou os 20 mil veículos. Em Dezembro de 2011, a empresa Dallas Rent a Car Ltda, de propriedade do Sr. Afonso, solicitou recuperação judicial no Brasil após uma grave crise financeira e dívidas totais na ordem de R$ 350 milhões. A Avis[5] possui lojas em quase todo o território brasileiro e presença nos principais aeroportos do país: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantis.

A Avis Portugal[editar | editar código-fonte]

Sediada em Lisboa dispõe de uma rede superior a 50 estações de aluguer que cobrem Portugal continental e ilhas, principalmente nos aeroportos nacionais e nas estações de caminhos de ferro.

A Avis Portugal faz parte da divisão da Avis Europa e opera em Portugal desde 1959, quando a empresa C. Santos, especializada na importação e comércio de viaturas, adquiriu uma frota de 12 viaturas.[1] Em 1972, após treze anos no mercado de aluguer de viaturas sem condutor, a marca Avis Portugal, passa a ser detida pela empresa Sovial - Sociedade de Viaturas de Aluguer, com um capital de 4 200 000 escudos e uma frota de 400 viaturas.[1]

Actualmente, a Avis Portugal detêm mais de 50 estações de aluguer em Portugal continental e ilhas, algumas das quais em regime de franchising. A Avis Portugal criou ao longo dos anos parcerias com diversas empresas e instituições nacionais e internacionais, por forma, a oferecer um serviço de qualidade a um maior leque de clientes. Em 1979 a Avis Portugal e a TAP iniciam uma parceria que perdura até hoje e que permite oferecer condições especiais de aluguer de viaturas aos clientes TAP. Em 1986 a Avis Portugal passa a empresa Corporate da Avis Europa, altura em que esta passa a figurar na Bolsa de Londres.

Referências

  1. a b c Business Superbrands, Editor: Roberto Alves, Rodrigo Correia, 2004 Superbrands Ltd. ISBN 0-9541532-9-4, p. 10.
  2. Vídeos Giro Business - 11/09/2009
  3. "O céu ficou mais azul" - Época Negócios - por Gustavo Polini - 23/02/2009
  4. "Em ritmo de crescimento chinês" - IstoÉ - por Adriana Nicacio - 07/10/2010
  5. "Executivo por excelência" - Rádio Bandeirantes - 02/05/2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Avis Rent A Car