Ax-3 domaines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ax-3 Domaines é uma estação de esqui situada no departamento de Ariège, na região de Midi-Pyrénées, no planalto de Bonascre.

Bastante prezada pelos habitantes de Toulouse amantes do charme de suas pistas traçadas em meio aos pinheiros e da beleza das paisagens de alta montanha, Ax-3 Domaines é a mais importante das quatro estações de esqui dos Vales de Ax. Além do esqui alpino (Ax-3 Domaines, Ascou-Pailhères) e do esqui de fundo (Plateau de Beille, Domaine du Chioula), uma montanha propícia à descoberta (Reserva Nacional de Fauna Selvagem de Orlu), um patrimônio marcado pela Idade Média (arte romana, epopeia dos cátaros), as especificidades locais relacionadas ao termalismo (cassino, férias ativas), à agricultura de montanha (produtos agrícolas, festival dos sabores e gostos) e à sua posição fronteiriça com Andorra fazem deste território, cujo vilarejo central é Ax les Thermes, um polo turístico típico do caráter dos Pirenéus.

Ax-3 domaines.

Tour de France[editar | editar código-fonte]

A estação é utilizada em cinco estágios do ciclo da corrida Tour de France com a sua primeira aparição ocorrida em 2001, quando foi chamada de "Ax-les-Thermes – Plateau de Bonascre".[1] Em 6 de julho de 2013, a oitava etapa do Tour de France terminou no resort, a uma altitude de 1.375 m (4.511 pés). [2]

Referências

  1. Plateau de Bonascre ou Ax 3 Domaines dans le Tour de France (em francês) ledicodutour.
  2. Glendenning, Barry. "Tour de France 2013: stage eight", 6 de Julho de 2013.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ax-3 domaines

Ligações externas[editar | editar código-fonte]