Axayácatl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Axayácatl no códice Azcatitlan.

Axayácatl foi um monarca (tlatoani) do Império Asteca, entre 1469 a 1481. Era neto de Moctezuma Ilhuicamina.

Com a morte do seu avô, recebeu em 1465, com 15 anos de idade, o bastão de chefia dos mexicas, mais conhecidos como astecas.

Em 1473, o rei de Tlaltelolco, com o nome de Moquihuix, aliou-se aos Chalcas, e declaram guerra aos mexicas. Axayácatl, defendendo os mexicas, entra em Tlaltelolco e vence Moquihuix, e sacrificou-o no mercado de Tlaltelolco. No entanto, essa dominação baseou-se em acusações forjadas, e substituiu o que fora uma administração independente por um governo militar. A cidade de Tlaltelolco perdeu assim, a independência. Passou, então, a ser mais uma cidade do império asteca. Entre 1473 e 1476 foram feitas varias invasões militares com o objectivo de estender o império asteca, tendo então, aumentado o número de povos submetidos a esse império. estendeu as conquistas à fronteira da actual Guatemala. Em 1480 Axayácatl e os seus guerreiros perderam na guerra contra os Tarascos.

No ano de 1481, Axayácatl morreu. Axayácatl mandou esculpir a sua imagem em Chapultepec, morreu ao regressar dessa inauguração, pois estava doente.

Axayácatl casou com Azcaxóchitl, e tiveram três filhos. Dois rapazes, Moctezuma Xocoyótzin e Cuitláhuac, e uma rapariga, Tillalcápatl.

Entre seus feitos importantes, estão a conquista do Vale de Toluca, a "pedra do sol" hoje conhecida como calendário asteca, e a conquista de 37 povos, entre eles: Metepec, Ocoyoacac, Tlacotepec, Capulhuac, Calimayan, Tulucan, Juiquipilco, Tenancingo, Ocuilan, Tacalco, Mixtlan, Tuxpan, e Tetzapotitlán. No entanto, foi mal sucedido com o reino Tarascan de Michoacan, visto que este povo estava já equipado com armas de cobre e fez retroceder os invasores.

Precedido por
Montezuma I
Tlatoani
14691481
Sucedido por
Tízoc
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.