Axel Foley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Axel Foley
Língua original Inglesa
Outro(s) nome(s) Um Tira da Pesada
Morada Beverly Hills, Califórnia
 Estados Unidos
Sexo masculino
Actividade(s) detetive de polícia
Criado por Danilo Bach
Género(s) Comédia, Ação
Primeira aparição Beverly Hills Cop
Interpretado por Eddie Murphy
IMDb IMDb
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Axel Foley é um personagem fictício, interpretado pelo ator e comediante Eddie Murphy e protagonista da franquia Beverly Hills Cop (br: Um Tira da Pesada / pt: O Caça Polícias).[1] Ele é o número 78 da lista da revista Empire dos 100 Maiores Personagens do Cinema de Todos os Tempos.[2] O ator Sylvester Stallone foi originalmente escalado para viver Axel Foley.[3]

Beverly Hills Cop[editar | editar código-fonte]

Axel Foley, um astuto policial de Detroit, recebe a visita de um amigo, Mikey Tandino. Porém Mikey é assassinado no apartamento de Axel. Axel vai até Los Angeles para investigar uma galeria de arte suspeita onde seu amigo morto trabalhava.

Beverly Hills Cop II[editar | editar código-fonte]

O detetive do departamento de polícia de Detroit, Axel Foley (Eddie Murphy) volta á Beverly Hills para investigar um esquema de falsificação de cartões de crédito. Ele interrompe essas investigações para resolver outro caso, o chamado "crimes do alfabeto".

Beverly Hills Cop III[editar | editar código-fonte]

O Det. Axel Foley (Eddie Murphy) retorna novamente a Beverly Hills para achar o assassino de seu chefe. Ele e seu parceiro de profissão, Billy Rosewood (Judge Reinhold) passam a descobrir uma série de atividades ilegais envolvendo um parque de diversões.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O primeiro filme foi um grande sucesso de crítica.[4] [5] [6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências