Axel Foley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Axel Foley
Informações gerais
Primeira aparição Beverly Hills Cop
Criado por Danilo Bach
Interpretado por Eddie Murphy
Informações pessoais
Pseudônimos Um Tira da Pesada
Língua original Inglesa
Residência Beverly Hills, Califórnia
 Estados Unidos
Características físicas
Sexo masculino
Informações profissionais
Ocupação detetive de polícia
Aparições
Gênero(s) Comédia, Ação
Perfil no IMDb
Eddie Murphy em 1988

Axel Foley é um personagem fictício, interpretado pelo ator e comediante Eddie Murphy e protagonista da franquia Beverly Hills Cop (br: Um Tira da Pesada / pt: O Caça Polícias).[1] Ele é o número 78 da lista da revista Empire dos 100 Maiores Personagens do Cinema de Todos os Tempos.[2] O ator Sylvester Stallone foi originalmente escalado para viver Axel Foley.[3]

Beverly Hills Cop[editar | editar código-fonte]

Axel Foley, um astuto policial de Detroit, recebe a visita de um amigo, Mikey Tandino. Porém Mikey é assassinado no apartamento de Axel. Axel vai até Los Angeles para investigar uma galeria de arte suspeita onde seu amigo morto trabalhava.

Beverly Hills Cop II[editar | editar código-fonte]

Axel Foley (Eddie Murphy) volta a Beverly Hills para investigar um esquema de falsificação de cartões de crédito. Ele interrompe essas investigações para resolver outro caso, o chamado "Crimes do Alfabeto".

Beverly Hills Cop III[editar | editar código-fonte]

O policial Axel Foley (Eddie Murphy) retorna novamente a Beverly Hills para achar o assassino de seu chefe. Ele e seu parceiro de profissão, Billy Rosewood (Judge Reinhold) passam a descobrir uma série de atividades ilegais envolvendo um parque de diversões.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O primeiro filme foi um grande sucesso de crítica.[4][5][6] O agregador de críticas Metacritic atribuiu ao mesmo uma pontuação 64/100 (64 pontos de um total de 100 possíveis). No site IMDb os usuários atribuem uma nota 7,3/10 para o filme. Recebeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original. Arrecadou 234 milhões de dólares em bilheteria, mas não teve seu orçamento divulgado[7]. O segundo filme teve uma pontuação de 48/100 no Metacritic e recebeu nota 6,5/10 dos usuários do IMDb. Foi indicado ao Oscar de melhor canção original. Arrecadou 153 milhões de dólares em bilheteria, e também não teve seu orçamento divulgado[7].

O terceiro filme recebeu muitas críticas negativas, tendo uma pontuação 16/100 no Metacritic e recebeu uma nota 5,5/10 dos usuários do IMDb. Foi indicado ao prêmio Framboesa de Ouro de "pior sequência" e "pior diretor". Entretanto, mesmo com péssimas críticas o filme arrecadou 119 milhões de dólares em bilheteria, contra um orçamento de 50 milhões de dólares[8].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Leavy, Walter (Junho de 1994). «Eddie Murphy: Hollywood's $2 billion man talks about his marriage, 'Beverly Hills Cop III' and the joys of fatherhood». Ebony. pp. 100–106. Consultado em 13 de novembro de 2010 
  2. «Empire's The 100 Greatest Movie Characters». Empire magazine. Consultado em 21 de maio de 2010 
  3. «Re-Cast: Five Blockbusters Completely Changed For Their Star». Empire magazine. Consultado em 13 de novembro de 2010 
  4. Kendrick, James, Hollywood bloodshed: violence in 1980s American cinema, (SIU Press, 2009), pp 96-7.
  5. Jordan, Chris, Movies and the Reagan presidency: success and ethics, (Greenwood Publishing Group, 2003), pp. 90-1.
  6. Friedman, Lester D., Unspeakable images: ethnicity and the American cinema, (University of Illinois Press, 1991), pp. 200-1.
  7. a b «Beverly Hills Cop (1984) - Box Office Mojo». www.boxofficemojo.com. Consultado em 25 de julho de 2019 
  8. «Beverly Hills Cop III (1994) - Box Office Mojo». www.boxofficemojo.com. Consultado em 25 de julho de 2019