Yeşilköy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ayastefanos)
Turquia Yeşilköy

San Stefano, Ayos Stefanos
(Santo Estêvão)

 
  Bairro (semt ou mahallele)  
Marina de Yeşilköy
Marina de Yeşilköy
Marina de Yeşilköy
Localização
Localização de Yeşilköy em Bakırköy
Localização de Yeşilköy em Bakırköy
Localização de Yeşilköy em Bakırköy
Yeşilköy está localizado em: Istambul
Yeşilköy
Localização de Yeşilköy em Istambul
Coordenadas 40° 58' N 28° 50' E
País Turquia
Cidade Istambul
Distrito Bakırköy
Bairros adjacentes Yeşilyurt, Florya, Küçükçekmece, Bahçelievler
Casa da família Simeonoglou onde foi assinado o Tratado de Santo Estêvão em 1878, que pôs fim à guerra russo-turca de 1877-1878

Yeşilköy (até 1926 chamada San Stefano ou Santo Stefano [Santo Estêvão]; em grego: Άγιος Στέφανος; romaniz.:Ayos Stefanos; em turco: Ayastefanos; em búlgaro: Сан Стефано) é um bairro (mahalle) do distrito de Bakırköy, na parte europeia de Istambul, Turquia. Situa-se à beira do Mar de Mármara, a cerca de 11 km a oeste do centro histórico. Até à explosão demográfica dos anos 1970, Yeşilköy era pouco mais que uma aldeia e uma estância marítima.

História[editar | editar código-fonte]

O seu nome original (Άγιος Στέφανος, Agios Stéfanos, o nome em grego de Santo Estêvão) tem origem numa lenda: no período bizantino, um navio que levava a bordo os ossos do santo de Constantinopla para Roma foi ali forçado a abrigar-se de uma tempestade. Os ossos foram levados para uma igreja até que o mar se acalmou. A igreja e o lugar tomaram então o nome do santo.

Em 1203 a praia de Agios Stefanos foi o local desembarque do exército latino da Quarta Cruzada, que conquistaria Constantinopla no ano seguinte. No século XIX toda a aldeia era propriedade da poderosa família arménia Dadian, que a recebeu como presente do sultão como recompensa de não ter emigrado para o estrangeiro.

Durante a Guerra da Crimeia, tropas francesas estiveram estacionadas em Agios Stefanos e ali construíram um dos três faróis históricos ainda em uso em Istambul. Ali estacionaram igualmente tropas russas no fim da guerra russo-turca de 1877-1878 e ali foi assinado o Tratado de Santo Estêvão. Foi também em San Stefano que em 1909 o Comité para a União e o Progresso decidiu enviar o sultão Abdulamide II para o exílio em Salónica. Em 1912, durante a Primeira Guerra Balcânica, milhares de soldados doentes com cólera foram levados para Yeşilköy; cerca de 30 000 morreram e foram enterrados junto da estação de comboios.

No século XIX e início do século XX, Yeşilköy era uma estância costeira e local de caça popular entre as classes altas de Istambul. A população era mista de turcos, gregos, arménios e levantinos (italianos e franceses de Istambul). Os levantinos e gregos emigraram praticamente todos, o mesmo tendo acontecido em larga medida com os arménios, embora ainda vivam alguns em Yeşilköy atualmente. Como legado do passado cosmopolita, ainda existem uma missão italiana, uma igreja católica e cemitério italianos, além de diversas igrejas arménias e gregas. Todas as igrejas são dedicadas a Santo Estêvão.

O nome atual foi atribuído em 1926 devido ter saído uma lei que obrigava a que todas as localidades passassem a ter um nome turco. O nome, que em turco significa "aldeia verde", foi escolhido pelo escritor Halit Ziya Uşaklıgil, que aí vivia.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Yeşilköy conserva alguns exemplos notáveis de arquitetura Art Nouveau em madeira, construída entre o fim do século XIX e início do século XX. Há uma marina e belas praias de areia. A maior parte da população atual não é originária da área.

O Aeroporto Internacional Atatürk, o mais movimentado da cidade, cujo nome no passado foi Aeroporto de Yeşilköy, encontra-se em Yeşilköy, o mesmo se passando com a sede da companhia áerea nacional turca a Turkish Airlines.

A primeira base aérea militar turca foi criada em Yeşilköy entre 1909 e 1911. Na base militar anexa ao aeroporto está instalado o Museu de Aviação de Istambul (Havacılık Müzesi).

Yeşilköy é servida por comboio desde 1871, quando foi construída a estação, que se encontra na linha suburbana entre Sirkeci, no centro da cidade e Halkalı, a oeste.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Yeşilköy