Aimão III de Genebra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aymon III de Genebra)
Aimão III de Genebra
Nascimento Desconhecido
Desconhecido
Morte Desconhecido
Desconhecido
Progenitores
Irmão(ã)(s) Amadeu IV de Genebra, Antipapa Clemente VII, Pedro I de Genebra, João I de Genebra, Blanche of Geneva, Yolanda of Geneva, Catherine de Genève, Marie de Genebra
Prêmios
  • Knight of the Order of the Collar (1364)
Título count of Geneva

Aimão III de Genebra (em francês: Aymon; em latim: Aimo) foi um dos dez filhos de Amadeu III e de Matilde de Auvérnia que foram Condes de Genebra. Como mais velho, sucedeu ao seu pai que morreu em 1367 mas só lhe sobreviveu sete meses mais tarde.

Política[editar | editar código-fonte]

Prosseguiu um política de aliança e cooperação com as Casa de Saboia começada pelo pai. Durante a juventude esteve frequentemente junto do seu primo Amadeu VI de Saboia e acompanhou-o a uma visita que fez ao Papa de Avinhão.

Aymon vez uma tentativa para casar com Joana, Duquesa de Durazzo, uma sobrinha da poderosa rainha Joana I de Nápoles, que estava destinada a casar-se com Frederico II da Sicília, mas quando ela o viu parece que se apaixonou por ele. Na realidade ele era considerado ser "agradável e pessoa de grande charme" [1].

Cruzada[editar | editar código-fonte]

Cruzada Saboia[nota 1]

Embora tivesse um dos membros fundadores da Ordem da Anunciação ou do Colar, por questões de saúde Amadeu III não pode fazer a Cruzada Saboia pelo que foi este filho Aimão de tomou o comando deste contingente que partiu em 1366 [2].

De regresso da cruzada, Aimão passou em Pádua e Pavia, onde o pai tinha morrido em Janeiro. Muito doente vez o testamento a 30 Ago. 1367 e deixando o condado ao seu irmão Amadeu IV de Genebra. Morreu durante a noite.

Antecessor Aimão III de Genebra
(c. 1334- †1367)
Sucessor
Amadeu III de Genebra
Conde de Genebra
1367- 1367
Amadeu IV de Genebra

Notas

  1. Detalhe de um fresco no palácio bispal de Colle Val d'Elsa. Por baixo do cavaleiro da esquerda aparece "C di Savoi" (não visível) e referente a Amadeu III. O fresco é atribuído à Escola de Sienna. Descrição segundo : Cox, Eugene L. (1967). The Green Count of Savoy: Amadeus VI and Transalpine Savoy in the Fourteenth Century. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, p. xv.

Referências

  1. Setton, "The Affair of Aimon III", 645–46.
  2. Cox, The Eagles of Savoy, 184, 207–08.

Ver também[editar | editar código-fonte]