Aziz Mahmud Hüdayi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aziz Mahmud Hüdayi
Nascimento 1541
 Turquia, Şereflikoçhisar
Morte 1628 (87 anos)
 Turquia, Üsküdar
Ocupação santo sufi, académico islâmico, poeta, escritor e estadista
Religião Muçulmano

Aziz Mahmud Hüdayi (Şereflikoçhisar, 1541 — Üsküdar, 1628) é um dos santos sufi mais famosos da Turquia. Além de religioso místico, foi académico islâmico, poeta, escritor e estadista. Foi o xeque do sultão Amade I. Foi também muito respeitado por Murade III. Foi a Aziz Mahmud Hüdayi que coube a tarefa de ler a primeira oração de sexta-feira na Mesquita Azul de Istambul, mandada construir por Amade I

Nascido em Şereflikoçhisar, na Anatólia Central naquilo que é hoje a província de Ancara, Aziz Hüdayi completou os seus estudos num madraçal de Istambul. Foi cádi (juiz muçulmano) em Edirne, Egito, Sham (Síria) e Bursa. Foi também murid (iniciado sufi, discípulo) e khalifah (discípulo) de Üftade Hazretleri. Escreveu cerca de trinta obras, sete delas em turco.

A sua dua «Aqueles que nos visitem quando nós estamos vivos, e aqueles que visitam a nossa sepultura depois da nossa morte e lêem a Al-Fatiha quando passam no nosso túmulo são nosso. Que aqueles que nos amam não se afoguem no mar, não sofram de pobreza quando for velhos, que não morram sem guardar a sua fé» levou muitos marinheiros otomanos a visitar a sua sepultura antes de partirem para o mar.

Aziz Mahmud Hüdayi morreu em Üsküdar, na área oriental de Istambul, e está enterrado junto à sua mesquita. É uma espécie de padroeiro da parte asiática de Istambul.

Notas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre o islão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.