Azure (cor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Azure
Coordenadas de cor
Tripleto hexadecimal #007FFF
sRGB (r, g, b) (0, 127, 255)
CMYK (c, m, y, k) (100, 50, 0, 0)
HSV (h, s, v) (210.º, 100%, 50%)

Azure é uma cor azul-ciano na roda de cores HSV (Hue, Saturation, Value), também conhecido como a roda de cores RGB, em 210 graus. Azure é a tonalidade que está a meio caminho entre o azul e o ciano. Azure é uma das cores terciárias na roda de cores HSV. Sua cor complementar é o laranja.[1]

Nome[editar | editar código-fonte]

A palavra Azure é um sinônimo próximo para a cor azul. Comumente se refere a um azul brilhante, assemelhando-se ao céu em um dia brilhante e claro.

A etimologia da palavra azure (arcaico azur) tem sido traçada até a palavra persa لاژورد "Lazheward", que é o nome de um lugar no nordeste do Afeganistão, que em tempos antigos era a principal fonte para lápis-lazúli, uma pedra semi-preciosa com a cor azul intensa. A palavra foi adotada em francês (como l'azur, o /l/ inicial é entendido como 'o') por volta do século XII. Hoje é encontrada em todas as línguas da Europa Ocidental. Foi adotado para o inglês a partir do francês, e o primeiro registro do uso como nome de uma cor em inglês foi em 1374 na obra de Geoffrey Chaucer Troilus and Cressida, onde ele se refere a "um broche, ouro e asure".[2] [3] [4]

Heráldica[editar | editar código-fonte]

O uso do termo espalhou através da prática da heráldica, onde azure representa a cor azul no sistema de tinturas. Em gravuras, é representada como uma região de linhas horizontais paralelas, ou pela sigla az. Ou b. Na prática, azure tem sido representado por qualquer número de tons de azul. Mais tarde, a heráldica passou a ter um azul leve, chamado blau celeste ("azul celeste"), que muitas vezes é especificado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Roda de cores RGB/HSV:
  2. azure, n. and adj. Oxford English Dictionary. OUP. Página visitada em 21 de Abril de 2011.
  3. Chaucer, Geoffrey. The Project Gutenberg EBook of Troilus and Criseyde Troilus and Criseyde. Project Gutenberg. Página visitada em 21 April 2011.
  4. Maerz e Paul A Dictionary of Color Nova York:1930 McGraw-Hill Página 190. Também Azure @ Dictionary.Reference.com. Também Azur @ CNRTL.fr (in french).