Bà Mu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estátua de 12 Bà Mu e Kim Hoa Thánh Mẫu

O Bà Mu, ou "Doze Parteiras", são criaturas da mitologia Vietnamita e da religião popular. São doze fadas que ensinam aos bebês vários traços prósperos e habilidades como: sucção e sorriso.[1] Em algumas partes do Vietnã, quando um bebê completa um mês de idade, um ritual especial é realizada para as "Doze Parteiras".[2]

Referências

  1. Iain Stewart Vietnam Lonely Planet 2012 ""Atrás do altar, à direita são três fadas e figuras menores que representam o mu 12 ba (parteiras), cada um dos quais recém-nascidos ensina uma habilidade diferente necessário para o primeiro ano de vida: Sorriso, sugando e assim por diante. casais sem filhos muitas vezes..."
  2. Helle Rydstrom Moralidade Encarnando: Growing Up in Rural Norte do Vietname Página 185 - 2003 "Quando uma criança em Thinh Tri é um mês de idade, um ritual especial é realizada para o que é chamado de" Doze Parteiras "(Muoi Hai Ba Mu) . Cada uma das Parteiras Doze é dito para representar um traço próspero que seria desejável para o bebê recém-nascido..."