B.K.S. Iyengar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
B.K.S. Iyengar
B.K.S. Iyengar
Conhecido(a) por Yogacharya B.K.S. Iyengar
Nascimento 14 Dezembro 1918(1918-12-14)
Bellur, British India
Morte 20 de agosto de 2014 (95 anos)
Pune, Maharashtra, India
Nacionalidade Índia
Cônjuge Ramamani
Filho(s) Geeta
Prashant
Sunita
Ocupação Professor de Yoga, autor

B.K.S. Iyengar, nasceu Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, (Índia, 14 de dezembro de 1918 - India, Puna, 20 de agosto de 2014), e foi o fundador do Iyengar yoga e foi um dos mais respeitados professores de yoga no mundo, além de ter escrito um grande número de textos sobre yoga. Milhões de estudantes e seguidores em todo o mundo praticam o Iyengar yoga.

"when I practise, I am a philosopher, when I teach, I am a scientist, when I demonstrate, I am an artist" B.K.S. Iyengar

Iyengar yoga[editar | editar código-fonte]

Através da sua imensa capacidade intelectual e espiritual, B.K.S. Iyengar criou a técnica e os princípios que subjazem à tão conhecida variante de yoga, o Iyengar yoga. A modalidade tem como objectivo essencial aproximar a prática de yoga de qualquer humano, ainda que tenha especiais dificuldades no exercício físico. Esta modalidade permite e incentiva o uso de material (props) na prática dos ásanas, permitindo que algumas dificuldades ou obstáculos possam ser transpostos através da sua utilização, além de encorajar o perfeccionismo dos praticantes que naquele material se podem recorrer. A sua abordagem permite que qualquer humano possa experienciar por si só a sabedoria inerente aos Yoga Sutras.

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Na sua infância, B.K.S. Iyengar foi vítima de malária, tuberculose e febre tifóide. Foi introduzido ao Yoga com 16 anos pelo seu Guru Sri T. Krishnamacharya e aos 18 anos foi enviado para Pune, Maharashtra para ensinar yoga uma vez que tinha alguns conhecimentos de inglês.

Ao longo dos anos a sua prática e experiência entusiasmou diversos praticantes entre eles Dr. Rajendra Prasad (primeiro Presidente da India), Dr. Mohammad Hatta (ex-Vice Presidente da Indonesia), Papa Paulo VI entre muitas outras grandes personalidades do mundo inteiro.

Obras[editar | editar código-fonte]

Em 1966 foi publicada a sua primeira obra "Light on Yoga", mais tarde traduzida para 18 línguas. Foi o autor de 14 diferentes obras.

A 26 de Janeiro de 1973, B.K.S. Iyengar fundou o "Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (RIMYI)" em Pune, instituto com o nome da sua mulher.