B.K.S. Iyengar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
B.K.S. Iyengar

B.K.S. Iyengar, (conhecido por Yogacharya B.K.S. Iyengar) nasceu Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, (Índia, 14 de dezembro de 1918), é o fundador do Iyengar yoga e um dos mais respeitados professores de yoga no mundo. Milhões de estudantes e seguidores em todo o mundo praticam o Iyengar yoga. Iyengar tem escrito um grande número de textos sobre yoga.

"when I practise, I am a philosopher, when I teach, I am a scientist, when I demonstrate, I am an artist" B.K.S. Iyengar

Iyengar yoga[editar | editar código-fonte]

Através da sua imensa capacidade intelectual e espiritual, B.K.S. Iyengar criou a técnica e os princípios que subjazem à tão conhecida variante de yoga, o Iyengar yoga. A modalidade tem como objectivo essencial aproximar a prática de yoga de qualquer humano, ainda que tenha especiais dificuldades no exercício físico. Esta modalidade permite e incentiva o uso de material (props) na prática dos ásanas, permitindo que algumas dificuldades ou obstáculos possam ser transpostos através da sua utilização, além de encorajar o perfeccionismo dos praticantes que naquele material se podem recorrer. A sua abordagem permite que qualquer humano possa experienciar por si só a sabedoria inerente aos Yoga Sutras.

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Na sua infância, B.K.S. Iyengar foi vítima de malária, tuberculose e febre tifóide. Foi introduzido ao Yoga com 16 anos pelo seu Guru Sri T. Krishnamacharya e aos 18 anos foi enviado para Pune, Maharashtra para ensinar yoga uma vez que tinha alguns conhecimentos de inglês.

Ao longo dos anos a sua prática e experiência entusiasmou diversos praticantes entre eles Dr. Rajendra Prasad (primeiro Presidente da India), Dr. Mohammad Hatta (ex-Vice Presidente da Indonesia), Papa Paulo VI entre muitas outras grandes personalidades do mundo inteiro.

Obras[editar | editar código-fonte]

Em 1966 foi publicada a sua primeira obra "Light on Yoga", mais tarde traduzida para 18 línguas. Hoje é autor de 14 diferentes obras.

A 26 de Janeiro de 1973, B.K.S. Iyengar fundou o "Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (RIMYI)" em Pune, instituto com o nome da sua mulher.