Big Brother Brasil 15

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de BBB 15)
Big Brother Brasil
15ª temporada
Transmissão original 20 de janeiro de 2015 –
7 de abril de 2015
Apresentador(es) Pedro Bial
Emissora TV Globo
Música-tema "Vida Real", RPM
N.° de episódios 78
Vencedor
Cézar Lima
Vice-campeão
Amanda Djehdian
Cronologia
Anterior Próxima
14ª temporada 16ª temporada

Big Brother Brasil 15[a] foi a décima quinta temporada do reality show brasileiro Big Brother Brasil, exibido pela TV Globo entre 20 de janeiro a 7 de abril de 2015, com 78 dias de confinamento.[1][2][3] A edição contou com a apresentação de Pedro Bial e a direção de Rodrigo Dourado.

A edição terminou com a vitória do estudante de Direito Cézar Lima, que recebeu 65% dos votos, e faturou o prêmio máximo de R$ 1,5 milhão sem desconto de impostos.

Esta foi a terceira edição a ser exibida em HD. Também a primeira edição em que foi possível acompanhar em múltiplas plataformas através do BBB Play e a primeira edição a estrear na terceira quinzena de janeiro.[4]

O Jogo[editar | editar código-fonte]

Seleção dos participantes[editar | editar código-fonte]

Nessa edição, a produção do programa levou em consideração a diversidade entre os participantes, sempre ressaltando que essa edição seria uma das mais diversificadas dentre as outras 14 edições passadas. O apresentador do programa, Pedro Bial, declarou: "[Essa edição] vai juntar a inocência dos primeiros Big Brothers com uma maturidade dos realizadores que somos hoje".[5]

A Casa[editar | editar código-fonte]

O ar de casa de veraneio homenageou os primeiros anos do programa. Quartos temáticos coloridos deram lugar a cômodos aconchegantes e confortáveis. Alguns cômodos foram trocados de lugar. O quarto do Líder ocupou parte do jardim e o spa, com banco de madeira e almofadões, ficou onde era a academia. Já a academia passou para o segundo andar da casa. Na área externa, piscina e sauna, como no "BBB7" e "BBB8", e um orelhão que abrigou o Big Fone. A sala de estar, onde os participantes conversavam com Pedro Bial, ganhou uma pintura em cores de tom bege. Na cozinha, uma grande mesa retangular de madeira. As cadeiras, diferentes umas das outras, as panelas de cobre penduradas no teto e vasos com horta de ervas na janela completavam o ar de casa normal.

Nesta edição, os brothers habitavam dois quartos. O que ficou conhecido como Laranja ou Secret, como alguns participantes apelidaram, tinha as paredes cor de laranja, carpete avermelhado e acessórios com cores quentes. O outro era o oposto: o azul predominava e cores frias preenchiam o ambiente. A grande diferença entre os quartos é que o segundo tinha um banheiro e chuveiro próprio. Essa foi a primeira vez que um quarto, que não era o do Líder, ganhou um banheiro.

O quarto do Líder, depois de algumas edições no segundo andar, voltou ao jardim da casa. As novidades do cômodo são a banheira de hidromassagem, com parte da lateral transparente, e os seis televisores que fizeram com que o Líder tivesse seu "BBB" particular. Os monitores mostravam imagens sem áudio de diferentes ambientes da casa.[6]

Disputa pela última vaga[editar | editar código-fonte]

Inicialmente o programa contou com 13 participantes, mas logo no 2º dia de programa, Aline Gotschalg e Julia Barboza, duas candidatas à participante, ingressaram na casa para juntas disputarem a 14ª vaga da temporada.[7] Aline, com 53% dos votos, foi a escolhida pelo público para continuar no confinamento e garantiu a última vaga.

Candidatas à última vaga
Candidata Idade Ocupação Origem Resultado
Aline Gotschalg 24 Estudante de Moda Belo Horizonte, Minas Gerais Escolhida
Julia Nunes Barboza 23 Empresária Vitória, Espírito Santo Não escolhida

Mudança das regras[editar | editar código-fonte]

Nessa temporada, houve mudança nas regras em relação às anteriores. O Líder poderá ficar várias semanas no reinado, ganhando a cada liderança, R$ 10 mil. Além disso, o Líder que irá decidir sobre o "Poder do Não" e separação dos grupos para a "prova da comida". Porém, pela primeira vez o Líder não terá imunidade por esse meio, podendo ser mandado ao Paredão pela votação no confessionário ou "Big Fone". O Líder só ficará imune caso ganhe a imunidade por parte do "Anjo" da semana ou, possivelmente, graças ao anúncio do "Big Fone".[8]

Você no Controle[editar | editar código-fonte]

Numa novidade chamada "Você no Controle", foi aberta uma votação em nove semanas do jogo para o público escolher entre duas opções, de acordo com questões que poderiam mudar o rumo das votações do domingo. Geralmente as votações iniciavam-se às sextas-feiras e duravam até o domingo de votação.

Semana Pergunta Opções Votos Escolha do público
2 "Você quer dar uma imunidade para o próximo grupo 'Tá com Nada'?" Sim 63% Sim[9]
Não 37%
3 "Você quer dar ao Líder o poder de vetar a benção do Anjo?" Sim 50,44% Sim[10]
Não 49,56%
4 "Você quer votação aberta no próximo Paredão?" Sim 87% Sim[11]
Não 13%
5 "Quem atender ao 'Big Fone' deverá:" Emparedar alguém 38% Ser emparedado[12]
Ser emparedado 62%
6 "O Anjo da semana deve ser autoimune?" Sim 71% Sim[13]
Não 29%
7 "O grupo deve votar antes da Líder?" Sim 72% Sim
Não 28%
8 "Voto do Anjo vai ser anulado ou vai valer o dobro?" Ser anulado 26% Valer o dobro[14]
Valer o dobro 74%
9 "O Líder deve votar antes da bênção do Anjo?" Sim 36% Não
Não 64%
10 "Você quer dar imunidade ao novo Líder?" Sim 49% Não
Não 51%

Poder do Não[editar | editar código-fonte]

Semana Poder do Não Total de votos Participantes vetados Ref.
2 Mariza 1 Luan [15]
3 Rafael 2 Marco e Mariza [16]
4 Amanda 2 Aline e Fernando [17]
6 Fernando 1 Luan [18]
7 Adrilles 2 Cézar e Luan [19]
8 Amanda 1 Mariza [20]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Suposto homicídio cometido por Luan[editar | editar código-fonte]

Na madrugada do 2º dia de confinamento, o participante Luan disse que cometeu um assassinato quando servia ao exército durante a invasão ao Complexo do Alemão em 2010. Segundo Luan, a vítima era menor de idade.[21] Apesar dos amigos e familiares do participante negarem que ele tenha cometido tal ato,[22] a polícia civil foi a casa do brother ouvir sobre o caso.[23] Logo depois de sua eliminação, ele confirmou que inventou a história, só para ter algo a contar para os Brothers.

Tinha muita gente contando a sua história de vida e aí você vê todo mundo falando e acaba criando só para ter um pouco de destaque também no meio da galera.
 
Luan, após sua eliminação[24].

Influência externa na eliminação de Francieli[editar | editar código-fonte]

A primeira eliminada da edição, Francieli Medeiros, disse que a sua eliminação foi culpa da produção do programa, que colocou um participante [Marco] que tinha informações de, praticamente, todas as estratégias dos integrantes do jogo. A conciliadora criminal refere-se ao fato de que a dois dias da estreia do programa, o participante Marco foi convocado a entrar no "BBB" para substituir o bailarino Rogério, que desistiu. O teólogo não ficou confinado como os outros participantes e pôde, em sua casa, ver trechos das entrevistas com os participantes divulgados nas chamadas do programa antes da estreia. Ele confessou aos outros que Francieli afirmou na entrevista que faria vários amigos no programa, mas que os queimaria quando pudesse.

Eu não tive erro. O meu erro não foi meu. O erro foi o programa ter colocado uma pessoa que tinha informações [sobre os outros participantes].
 
Francieli, após sua eliminação[25].

Alguns jornalistas criticaram a atitude da emissora de não omitir as informações que Marco passava na casa sobre os participantes.[26] A mesma havia dito que, nesta edição, seriam evitadas influências externas no jogo.[27]

Desistência de Tamires[editar | editar código-fonte]

A participante Tamires Peloso desistiu do jogo na tarde de 8 de março de 2015. No confessionário, a dentista justificou que estava com muitas saudades da família e que já não se sentia bem dentro do confinamento. Foi a primeira vez na história do BBB que um participante pediu para sair do jogo a menos de um mês da final do programa, que aconteceria em 7 de abril de 2015.[28] Devido à proximidade da final do programa, um novo participante não foi escalado para substituir Tamires no jogo.

Após a saída de Tamires, uma voz, supostamente de Boninho, teve uma conversa séria com os participantes. Em seu discurso, liberado por áudio na casa do BBB, falou sobre a desistência e a seriedade do jogo. Frases fortes demonstraram o descontentamento do diretor de gênero da TV Globo e ex-diretor geral da atração, que reforçou: "Quem quiser sair é super simples, é fácil, é só botar a malinha lá e vocês entram no confessionário e... PUM!, sumiu da nossa vida, sumiu da nossa história, morreu pra gente".[29][30]

O BBB é super simples e vocês sabem disso. Essa não é uma brincadeira, é um jogo pra valer. Se alguém quiser sair, pode sair. Mas saibam que quem sai é desistente, é perdedor. Quem é eliminado lutou com louvor. Quem pede pra sair é fraco.
 
Boninho, em mensagem para os participantes[31].

Boninho incentivou os brothers a continuarem na disputa, a esquecerem o assunto e deixarem o "luto" pela saída de Tamires de lado. Ao fim da mensagem, pediu ainda que seu pronunciamento não fosse comentado entre os participantes durante as próximas horas. Os semblantes de preocupação dos jogadores, assim como a mensagem de Boninho, foram registrados pelos telespectadores do pay-per-view, que vazaram a gravação na internet. Boninho chegou aos Trend Topics do Twitter e os internautas usaram as redes sociais para comentar o ocorrido.[32]

Logo após a desistência, o site oficial do programa excluiu Tamires da lista de participantes, bem como da ficha técnica, fotos e rotina. Tamires também foi retirada da tradicional vinheta de abertura com os participantes.[33] Ela, entretanto, participou do programa Mais Você, como os eliminados, e pôde comparecer à final do programa, diferente de outras edições, onde os desistentes não eram convidados. No programa da final, Tamires foi reincluída na vinheta de abertura. Pedro Bial disse em entrevista que Tamires foi convidada para a final porque "ficou muito mais tempo que eles [os desistentes de outras edições]".[34][35]

Shows e participações especiais[editar | editar código-fonte]

Data Artista/Banda Tema Ref.
26 de fevereiro de 2015 Grazi Massafera e Isabeli Fontana Prova do Líder Beleza Elseve [36]
27 de fevereiro de 2015 Raimundos Festa Garagem [37]
13 de março de 2015 Anitta e Naldo Benny Festa Baile Carioca [38]
7 de abril de 2015 Daniel, Michel Teló e Paula Fernandes Final [1]

Participantes[editar | editar código-fonte]

Amanda Djehdian, vice-campeã desta edição

A lista com 13 participantes foi revelada em 13 de janeiro de 2015, sete dias antes da estreia.[39] Em 18 de janeiro de 2015, o pré-selecionado Rogério Alves desistiu de participar do programa às vésperas do início da atração.[40][41] No mesmo dia, Marco Marcon, um teólogo de 35 anos, foi anunciado como substituto de Rogério na competição.[42][43] Aline Gotschalg, estudante de moda de 24 anos, ganhou a última vaga do programa ao vencer uma disputa popular contra Julia Barboza.[44] A participante Tamires Peloso desistiu do programa no dia 8 de março de 2015, após 48 dias confinada.[45]

As informações referentes a profissão dos participantes estão de acordo com o momento em que ingressaram no programa.
Participante Idade Ocupação Origem Resultado Ref.
Cézar de Lima Martins 07/11/1984 Estudante de Direito Guarapuava, Paraná Vencedor
em 7 de abril de 2015
[46]
Amanda Djehdian 14/05/1986 Empresária São Paulo, São Paulo 2º lugar
em 7 de abril de 2015
[47]
Fernando Carlos de Medeiros 17/04/1982 Produtor cultural Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 11º eliminado
em 5 de abril de 2015
[48]
Adrilles Reis Jorge 16/11/1974 Escritor Campos Gerais, Minas Gerais 10º eliminado
em 31 de março de 2015
[49]
Mariza Maria Moreira 15/01/1964 Professora de Artes Recife, Pernambuco 9ª eliminada
em 24 de março de 2015
[50]
Rafael Selbach Licks 26/04/1993 Estudante de Administração Canela, Rio Grande do Sul 8º eliminado
em 17 de março de 2015
[51][52]
Luan Patricio dos Santos Rosa 30/01/1991 Gerente de salão de beleza Mesquita, Rio de Janeiro 7º eliminado
em 10 de março de 2015
[53]
Tamires Peloso Peixoto 31/07/1990 Dentista São Paulo, São Paulo Desistente
em 8 de março de 2015
[54]
Talita de Araújo Carvalho 25/03/1992 Aeromoça Goiânia, Goiás 6ª eliminada
em 3 de março de 2015
[55]
Angélica Cristina Ramos de Castro 18/08/1981 Auxiliar de enfermagem Embu das Artes, São Paulo 5ª eliminada
em 24 de fevereiro de 2015
[56]
Aline Gotschalg 09/10/1990 Estudante de Moda Belo Horizonte, Minas Gerais 4ª eliminada
em 17 de fevereiro de 2015
[57]
Marco Antônio Marcon 08/01/1980 Teólogo Curitiba, Paraná 3º eliminado
em 10 de fevereiro de 2015
[58]
Douglas Ferreira 17/11/1985 Motoboy São Paulo, São Paulo 2º eliminado
em 3 de fevereiro de 2015
[59]
Francieli Berwanger Medeiros 12/07/1978 Conciliadora criminal Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul 1ª eliminada
em 27 de janeiro de 2015
[60][61]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 Sem 6 Sem 7 Sem 8 Sem 9 Sem 10 Sem 11 Votos recebidos
Dia 2 Dia 6 Dia 75 Final
Líder (nenhum) Mariza Rafael Amanda Luan Fernando Adrilles Amanda Fernando Amanda Amanda (nenhum) (nenhum)
Anjo Marco Angélica Talita Tamires Tamires Tamires Luan Adrilles Mariza (nenhum)
Imunizado Adrilles Amanda Rafael Adrilles Talita Tamires Rafael Mariza Adrilles
Big Fone (nenhum) Luan (nenhum) Fernando
Indicado
(Big Fone)
Luan (nenhum) Amanda
Fernando
Indicado
(Líder)
Douglas Douglas Fernando Aline Angélica Luan Luan Cézar Mariza Adrilles
Indicado
(Casa)
Francieli Adrilles Marco Amanda
Mariza
Mariza Cézar
Talita
Cézar Rafael Cézar Cézar
Cézar Não
elegível
Marco Aline Aline Angélica Amanda Adrilles Fernando Fernando Amanda Fernando Finalista Vencedor
(Dia 78)
15
Amanda Não
elegível
Luan Adrilles Marco Mariza Mariza Cézar Cézar Adrilles Líder Líder Paredão 2º lugar
(Dia 78)
6
Fernando Não
elegível
Francieli Angélica Luan Amanda Líder Cézar Luan Líder Cézar Cézar Paredão Eliminado
(Dia 76)
6
Adrilles Não
elegível
Francieli Angélica Luan Amanda Rafael Talita Cézar Rafael
(×2)
Cézar Cézar Eliminado
(Dia 71)
10
Mariza Não
elegível
Líder Tamires Luan Amanda Rafael Talita Luan Rafael Fernando Eliminada
(Dia 64)
12
Rafael Não
elegível
Francieli Adrilles Marco Mariza Cézar Cézar Adrilles Adrilles Eliminado
(Dia 57)
6
Luan Não
elegível
Marco Adrilles Marco Líder Mariza Fernando Cézar Eliminado
(Dia 50)
12
Tamires Não
elegível
Talita Adrilles Marco Mariza Mariza Cézar Desistente
(Dia 48)
1
Talita Não
elegível
Francieli Adrilles Marco Mariza Mariza Mariza Eliminada
(Dia 43)
3
Angélica Não
elegível
Luan Cézar Marco Mariza Cézar Eliminada
(Dia 36)
6
Aline Indicada Francieli Angélica Luan Amanda Eliminada
(Dia 29)
3
Marco Não
elegível
Francieli Angélica Luan Eliminado
(Dia 22)
8
Douglas Não
elegível
Mariza Rafael Eliminado
(Dia 15)
2
Francieli Não
elegível
Luan Eliminada
(Dia 8)
6
Julia Indicada Eliminada
(Dia 6)
0
Notas 1 2 3, 4 5, 6 7 8 9, 10 11, 12 13 14 15 16, 17 18
Desistente (nenhum) Tamires (nenhum)
Paredão Aline
Julia
Douglas
Francieli
Adrilles
Douglas
Fernando
Marco
Aline
Amanda
Mariza
Angélica
Luan
Mariza
Cézar
Luan
Talita
Cézar
Luan
Cézar
Rafael
Cézar
Mariza
Adrilles
Cézar
Amanda
Fernando
Amanda
Cézar
Eliminado Julia
47%
para entrar
Francieli
58%
para eliminar
Douglas
63%
para eliminar
Marco
52%
para eliminar
Aline
53%
para eliminar
Angélica
69%
para eliminar
Talita
60%
para eliminar
Luan
87%
para eliminar
Rafael
77%
para eliminar
Mariza
50,22%
para eliminar
Adrilles
65%
para eliminar
Fernando
78%
para eliminar
Amanda
35%
para vencer
Outras % Aline
53%
para entrar
Douglas
42%
para eliminar
Adrilles
37%
para eliminar
Fernando
48%
para eliminar
Amanda
45%
para eliminar
Mariza
23%
para eliminar
Cézar
29%
para eliminar
Cézar
13%
para eliminar
Cézar
23%
para eliminar
Cézar
49,78%
para eliminar
Cézar
35%
para eliminar
Amanda
22%
para eliminar
Cézar
65%
para vencer
Mariza
2%
para eliminar
Luan
8%
para eliminar
Luan
11%
para eliminar

Notas[editar | editar código-fonte]

  • ↑Nota 1 : No segundo dia da disputa, Aline e Julia ingressaram na casa para disputarem, através de voto popular, a décima quarta vaga da edição. A mais votada pelo público para ganhar a vaga final foi Aline.[62]
  • ↑Nota 2 :      Aline, vencedora da disputa pela última vaga do programa, ganhou imunidade extra na votação de domingo.[63]
  • ↑Nota 3 :      Numa novidade chamada "Você no Controle", foi aberta uma votação para o público escolher se daria imunidade a um membro do grupo "Tá com Nada" (formado na prova da comida por Adrilles, Aline, Cézar, Douglas, Fernando e Mariza). O público decidiu que sim com 63% dos votos. O grupo decidiu em conjunto que a imune seria Mariza.[9]
  • ↑Nota 4 : Houve um empate na votação da casa entre Adrilles e Angélica, que receberam quatro votos cada. O Líder Rafael deu o voto de minerva, indicando Adrilles.[64]
  • ↑Nota 5 : Como parte do "Você no Controle", foi aberta uma votação para o público decidir se a Líder da semana (Amanda) poderia vetar a decisão do anjo (Talita). O público decidiu que sim com 50,44%. A Líder optou por não interferir na decisão do Anjo, que deu a imunidade para Rafael.[65]
  • ↑Nota 6 : Houve um empate na votação da casa entre Luan e Marco, que receberam cinco votos cada. A Líder Amanda deu o voto de minerva, indicando Marco.[66]
  • ↑Nota 7 :      Este Paredão seria formado com a indicação do Líder e com as duas pessoas mais votadas pela casa. Nesta formação, o público decidiu com 87%, através de votação pelo "Você no Controle", que os participantes deveriam votar abertamente, sem o uso do confessionário. O Líder (Luan) indicou Aline ao Paredão, enquanto Mariza e Amanda foram as duas mais votadas pela casa, com cinco e quatro votos, respectivamente.[11]
  • ↑Nota 8 : Como parte do "Você no Controle", o público decidiu com 62% que quem atendesse ao Big Fone no domingo, antes da votação, seria emparedado. Luan atendeu ao Big Fone e foi automaticamente ao Paredão.[67]
  • ↑Nota 9 : Como parte do "Você no Controle", o público decidiu com 71% que o anjo da semana seria autoimune, mas ele e os outros participantes só souberam disto durante a formação do Paredão. Tamires foi o anjo desta semana e ficou imune.[68]
  • ↑Nota 10 : Este Paredão seria formado com a indicação do Líder e com as duas pessoas mais votadas pela casa. O Líder (Adrilles) indicou Luan ao Paredão, enquanto Cézar foi o mais votado pela casa, com quatro votos, e Adrilles, Fernando, Mariza e Talita empataram em segundo, com um voto cada. O Líder Adrilles deu o voto de minerva, indicando Talita.[69]
  • ↑Nota 11 : Tamires desistiu do BBB15 na tarde de 8 de março de 2015, alegando problemas emocionais.[45]
  • ↑Nota 12 : Como parte do "Você no Controle", o público decidiu com 72% que a casa deveria votar antes da indicação da Líder. Houve um empate na votação da casa entre Cézar e Luan, que receberam dois votos cada. A Líder Amanda deu o voto de minerva, indicando Cézar. Como indicação da Líder, Luan se juntou a Cézar no Paredão.
  • ↑Nota 13 : Como parte do "Você no Controle", o público decidiu com 74% que o voto do anjo da semana (Adrilles) valeria o dobro. Com o voto duplicado de Adrilles, Rafael foi indicado pela casa com três votos no total (dois de Adrilles e um de Mariza).[14]
  • ↑Nota 14 : O Paredão da nona semana foi o mais acirrado de todos os paredões eliminatórios desde a sua primeira edição, com apenas 0,44% de diferença.
  • ↑Nota 15 : Fernando atendeu o Big Fone e foi informado que deveria escolher outro membro do "Tá com Tudo" (Adrilles ou Amanda) para ir para o "Tá com Nada". Fernando escolheu Adrilles.
  • ↑Nota 16 : A Prova do Finalista foi dividida em três etapas: a primeira, uma prova de resistência, valeu dois pontos. A segunda foi uma prova de sorte e valeu um ponto. A terceira e última foi um jogo de perguntas e respostas. Fernando começou a última etapa com dois pontos e Amanda com um, por terem vencido a primeira e a segunda etapa, respectivamente.[70]
  • ↑Nota 17 :           Cézar, ao vencer a prova do finalista, garantiu sua vaga na final. Amanda e Fernando foram automaticamente indicados ao Paredão.[70][71]
  • ↑Nota 18 : Na final, o público vota pelo participante que deve vencer a temporada.

Tá com Tudo / Tá com Nada[editar | editar código-fonte]

Sem 11 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 52 Sem 6 Sem 73, 4 Sem 85 Sem 96 Sem 107 Sem 118
Dia 1 Dia 6
Cézar TcN TcN TcN TcN TcN TcN TcN TcN TcT TcN TcT TcT
Amanda TcN TcN TcT TcT TcT TcN TcT TcT TcT TcT TcT TcT
Fernando TcT TcT TcN TcT TcN TcT TcN TcN TcT TcT TcT TcT
Adrilles TcN TcN TcN TcT TcN TcT TcT TcN TcT TcT TcT
Mariza TcN TcT TcN TcT TcN TcN TcN TcT TcT TcN
Rafael TcN TcN TcT TcN TcT TcT TcT TcT TcT
Luan TcT TcT TcT TcN TcT TcN TcN TcN
Tamires TcT TcN TcT TcN TcT TcN TcT TcT
Talita TcT TcT TcT TcN TcT TcT TcT
Angélica TcT TcT TcT TcN TcT TcT
Aline TcT TcT TcN TcT TcN
Marco TcN TcN TcT TcT
Douglas TcT TcT TcN
Francieli TcT TcN
Julia TcT TcT

  • Nota 1: No primeiro dia do programa, Tamires foi sorteada para o "Tá com Tudo" e escolheu quem estaria junto com ela no grupo, sendo que cada escolhido deveria chamar outro para se juntar. O "Tá com Nada" seria formado com os participantes que sobrassem.[72] Aline e Julia, por terem entrado no segundo dia, foram automaticamente para o grupo "Tá com Tudo". No sexto dia do programa, foi realizada a primeira prova da comida, onde, a partir daí, os participantes foram sempre divididos pelo resultado da prova.
  • Nota 2: Luan comeu frango empanado do grupo "Tá com Tudo" e causou punição coletiva, fazendo todos os participantes ficarem no grupo "Tá com Nada" na semana 5.
  • Nota 3: Por esconder e mascar chiclete da festa Viva México, Luan foi punido com a participação automática no grupo "Tá com Nada" e não participou da prova da comida na semana 7.[73]
  • Nota 4: Com a desistência de Tamires na semana 7, abriu-se uma vaga para o "Tá com Tudo" e foi realizado um sorteio entre os membros disponíveis do "Tá com Nada" (Adrilles, Cézar e Fernando) para ver quem ocuparia a vaga. Cézar foi sorteado e entrou para o grupo "Tá com Tudo".[74]
  • Nota 5: Após acertarem o segredo de uma brincadeira envolvendo duas irmãs gêmeas, todos os participantes foram para o grupo "Tá com Tudo" na semana 8.[75]
  • Nota 6: Fernando, ao atender ao último Big Fone, teve que escolher outro membro do "Tá com Tudo" (Amanda ou Adrilles) para mandar para o "Tá com Nada". Ele escolheu Adrilles.
  • Nota 7: Na última prova da comida, não houve divisão e os quatro participantes remanescentes (Adrilles, Amanda, Cézar e Fernando) teriam que concluir a prova corretamente. Eles conseguiram e com isso todos foram para o "Tá com Tudo".
  • Nota 8: Na semana 11 não foi realizada prova da comida e todos os participantes ficaram no "Tá com Tudo".

Classificação geral[editar | editar código-fonte]

Pos. Participante Meio de indicação % dos votos Eliminado em
1 Cézar Lima Finalista 65%[76]
2 Amanda Djehdian Finalista 35%[76]
3 Fernando Medeiros Prova do Finalista 78%[77] Semana 11
4 Adrilles Jorge Líder (Amanda) 65%[78] Semana 10
5 Mariza Moreira Líder (Amanda) 50,22%[79] Semana 9
6 Rafael Licks Casa (3 votos) 77%[80] Semana 8
7 Luan Patricio Líder (Amanda) 87%[81] Semana 7
8 Tamires Peloso Desistente[45]
9 Talita Araújo Casa (1 voto) 60%[82] Semana 6
10 Angélica Ramos Líder (Fernando) 69%[83] Semana 5
11 Aline Gotschalg Líder (Luan) 53%[84] Semana 4
12 Marco Marcon Casa (5 votos) 52%[85] Semana 3
13 Douglas Ferreira Líder (Rafael) 63%[86] Semana 2
14 Francieli Medeiros Casa (6 votos) 58%[87] Semana 1
15 Julia Barboza Disputa pela última vaga 47%[44]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Todos os números estão em pontos e são fornecidos pelo IBOPE. A aferição refere-se apenas à cidade de São Paulo, sem valor nacional.

Data de transmissão SEG TER QUA QUI SEX SÁB DOM Média semanal
20/01 a 25/01/2015 25 27 24 25 22 14 23
26/01 a 01/02/2015 25 24 27 25 24 21 12 23
02/02 a 08/02/2015 27 23 33 24 26 24 16 25
09/02 a 15/02/2015 26 25 34 23 24 23 15 24
16/02 a 22/02/2015 25 27 36 25 28 24 16 26
23/02 a 01/03/2015 29 24 33 21 24 24 13 24
02/03 a 08/03/2015 29 23 33 26 29 24 15 26
09/03 a 15/03/2015 26 26 37 26 32 21 16 26
16/03 a 22/03/2015 26 24 28 22 22 20 15 22
23/03 a 29/03/2015 25 23 28 22 22 18 17 22
30/03 a 05/04/2015 24 24 25 21 21 19 17 22
06/04 a 07/04/2015 24 27 26
20/01 a 07/04/2015 Média da edição 24

  • Em 2015, cada ponto representava 67,000 domicílios na cidade de São Paulo.

Notas e referências

Notas

  1. também chamada de BBB 15.

Referências

  1. a b «Final do "BBB15" terá shows de Michel Teló, Paula Fernandes e Daniel». Uol. 26 de março de 2015. Consultado em 26 de março de 2015 
  2. «Barracos, micos e beijos! Veja as chamadas para o BBB15 que estreia dia 20». gshow. TV Globo. Consultado em 16 de janeiro de 2015 
  3. Vaquer, Gabriel (23 de março de 2015). «"BBB15": Mariza e Cézar vão para o Paredão e fazem "final antecipada"». NaTelinha. Consultado em 25 de março de 2015 
  4. «Big Brother Brasil — Pay Per View». Consultado em 17 de janeiro de 2015 
  5. Paulo Víctor Mafrans (8 de janeiro de 2015). «"BBB 15" será volta às origens do programa e ex-participantes aprovam; Bial aposta na inocência e maturidade». Extra. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  6. «Big Brother Brasil 15 — A casa». Memória Globo. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  7. Daniel Castro (16 de janeiro de 2015). «Líder de "BBB" terá banheira para 2: Globo aposta em 'edredom aquático'». Universo Online. Consultado em 17 de janeiro de 2015 
  8. «Bial explica novas regras sobre liderança: 'O Líder não terá imunidade'». Gshow. 20 de janeiro de 2015. Consultado em 21 de janeiro de 2015 
  9. a b «Grupo Tá com Nada decide imunizar Mariza». gshow. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  10. «Big Brother Brasil - Programa de domingo, dia 08/02/2015, na íntegra». GShow. Consultado em 14 de fevereiro de 2015 
  11. a b «Big Brother Brasil - Programa de domingo, dia 15/02/2015, na íntegra». GShow. Consultado em 16 de fevereiro de 2015 
  12. «Luan atende ao primeiro Big Fone do BBB15 e está no Paredão». Gshow. Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  13. «Big Brother Brasil - programa de domingo, 01/03/2015, na íntegra». Gshow. Consultado em 9 de março de 2015 
  14. a b «Você no Controle: Bial diz que voto de Adrilles vale por dois». Gshow. 16 de março de 2015. Consultado em 16 de março de 2015 
  15. «'Poder do não': Mariza veta Luan da Prova do Líder». gshow. Consultado em 29 de janeiro de 2015 
  16. «Rafael veta Marco e Mariza da Prova do Líder». gshow. Consultado em 5 de fevereiro de 2015 
  17. «Amanda é taxativa e Fernando e Aline estão fora da prova do Líder». gshow. Consultado em 12 de fevereiro de 2015 
  18. «Fernando tira Luan da Prova do Líder». gshow. Consultado em 26 de fevereiro de 2015 
  19. «Adrilles veta Luan e Cézar da Prova do Líder». gshow. Consultado em 5 de março de 2015 
  20. «Amanda veta Mariza da Prova do Líder». gshow. Consultado em 12 de março de 2015 
  21. «Ex-militar, Luan diz que matou jovem durante operação no Morro do Alemão». Universo Online. 21 de janeiro de 2015. Consultado em 22 de janeiro de 2015 
  22. «Amigo diz que Luan quis "contar vantagem" ao dizer que matou jovem». Universo Online. 22 de janeiro de 2015. Consultado em 22 de janeiro de 2015 
  23. «Polícia do Rio deve ir ao "BBB" ouvir Luan sobre suposta morte no Alemão». Universo Online. 22 de janeiro de 2015. Consultado em 22 de janeiro de 2015 
  24. Ana Cora Lima. «Luan desmente declaração sobre morte no Alemão: "Acabei inventando"». Universo Online. Consultado em 11 de março de 2015 
  25. Ana Cora Lima. «Francieli culpa "BBB15" por eliminação e afastamento do emprego». Universo Online. Consultado em 28 de janeiro de 2015 
  26. Mauricio Stycer (28 de janeiro de 2015). «Globo prejudicou Fran e tem responsabilidade na sua eliminação». Universo Online 
  27. Mauricio Stycer (26 de janeiro de 2015). «Globo não cumpre promessa e interferência externa leva Fran ao Paredão». Universo Online 
  28. «Tamires não é a primeira a desistir do "BBB"; relembre brothers que pediram para sair». Folha de S.Paulo. Consultado em 9 de março de 2015 
  29. «"BBB15": Tamires não suporta e deixa o reality; Boninho chama sister de fraca». O TV Foco. Consultado em 8 de março de 2015 
  30. «"BBB 15": Tamires desiste do reality e irrita Boninho: Morreu pra nós». Portal N10. Consultado em 8 de março de 2015 
  31. «"BBB15": direção do reality show detona saída de Tamires: Desistente é fraco». Pure People. Consultado em 8 de março de 2015 
  32. «Boninho faz discurso pesado aos participantes do "BBB15" após saída de Tamires». Diário de Pernambuco. Consultado em 8 de março de 2015 
  33. «Imagem de Tamires desaparece da vinheta do "BBB" após desistência». O Dia. Consultado em 11 de março de 2015 
  34. «Desistente do "BBB15", Tamires tem reencontro emocionante com a filha». TV Globo. Consultado em 9 de março de 2015 
  35. «"BBB15": convidada para a final, Tamires reaparece na vinheta de abertura». Pure People. Consultado em 7 de abril de 2015 
  36. «Grazi Massafera volta ao BBB ao lado de Isabeli Fontana para apresentar desfile». gshow. Rede Globo. Consultado em 27 de fevereiro de 2015 
  37. «Show da banda Raimundos anima Festa Garagem e brothers gritam empolgados». gshow. Rede Globo. Consultado em 27 de fevereiro de 2015 
  38. «Anitta e Naldo duelam como DJs pela primeira vez na TV em festa do BBB15». gshow. Rede Globo. Consultado em 13 de março de 2015 
  39. «Conheça os participantes do BBB15». gshow. Rede Globo. Consultado em 16 de janeiro de 2015 
  40. «Rogério desiste de participar do BBB15». gshow. 18 de janeiro de 2015. Consultado em 18 de janeiro de 2015 
  41. Daniel Castro (18 de janeiro de 2015). «'Sensível', participante não suporta confinamento e desiste de BBB 15». Universo Online. Consultado em 18 de janeiro de 2015 
  42. «Teólogo Marco é o novo participante do BBB». gshow. 18 de janeiro de 2015. Consultado em 18 de janeiro de 2015 
  43. «Após desistência, Globo anuncia teólogo como participante do "BBB15"». Universo Online. 18 de janeiro de 2015. Consultado em 18 de janeiro de 2015 
  44. a b «Aline continua no BBB15 com 53% dos votos e Julia deixa a casa». notícias. Consultado em 25 de janeiro de 2015 
  45. a b c «Tamires desiste do BBB15 e está fora do jogo». gshow. Consultado em 8 de março de 2015 
  46. «Tudo sobre Cézar». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  47. «Tudo sobre Amanda». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  48. «Tudo sobre Fernando». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  49. «Tudo sobre Adrilles». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  50. «Tudo sobre Mariza». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  51. «Tudo sobre Rafael». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  52. «Conheça o gaúcho Rafael Licks, o galã do BBB 15». Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  53. «Tudo sobre Luan». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  54. «Tudo sobre Tamires». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  55. «Tudo sobre Talita». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  56. «Tudo sobre Angélica». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  57. «Tudo sobre Aline». gshow. Consultado em 25 de janeiro de 2015 
  58. «Tudo sobre Marco». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  59. «Tudo sobre Douglas». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  60. «Tudo sobre Francieli». gshow. Consultado em 19 de janeiro de 2015 
  61. «Saiba quem é Francieli Medeiros, a gaúcha do BBB 15». Consultado em 3 de fevereiro de 2015 
  62. «Bial anuncia que público escolhe quem fica na casa: Aline ou Julia?». gshow. Consultado em 22 de janeiro de 2015 
  63. «Bial avisa que candidata que seguir no BBB15 estará imune hoje». gshow. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
  64. «Rafael desempata votação e Adrilles encara o Paredão ao lado de Douglas». gshow. Consultado em 2 de fevereiro de 2015 
  65. «Talita imuniza Rafael: 'Eu vou protegê-lo aqui dentro'». gshow. Consultado em 9 de fevereiro de 2015 
  66. «Amanda desempata e Marco vai enfrentar Fernando no Paredão». gshow. Consultado em 9 de fevereiro de 2015 
  67. «Luan atende ao primeiro Big Fone do BBB15 e está no Paredão». gshow. Consultado em 23 de fevereiro de 2015 
  68. «Tamires faz discurso para imunizar Amanda, mas Bial avisa que Anjo é autoimune». gshow. Consultado em 2 de março de 2015 
  69. «Adrilles desempata e Talita enfrenta Paredão com Luan e Cézar». gshow. Consultado em 2 de março de 2015 
  70. a b «Cézar está na final do "BBB15"; Amanda e Fernando disputam último Paredão». UOL. Consultado em 4 de abril de 2015 
  71. «Cézar vence o quiz e é o primeiro finalista do BBB15». gshow. Consultado em 4 de abril de 2015 
  72. «Brothers sorteiam divisão dos grupos na casa: 'Tá com Tudo' e 'Tá com Nada'». gshow. Consultado em 20 de janeiro de 2015 
  73. «Por esconder e comer bala da festa, Luan recebe nova punição». gshow. Consultado em 6 de março de 2015 
  74. «Cézar tira bola branca e está no grupo Tá com Tudo». gshow. Consultado em 9 de março de 2015 
  75. «Pedro Bial anuncia que todos os brothers estão no Tá com Tudo, e eles vibram». gshow. Consultado em 16 de março de 2015 
  76. a b «Cézar é grande vencedor do BBB15 com 65% dos votos». gshow. Consultado em 7 de abril de 2015 
  77. «Fernando é o 11º Eliminado com 78% dos votos». gshow. Consultado em 5 de abril de 2015 
  78. «Adeus, poeta! Adrilles é eliminado com 65% dos votos». gshow. Consultado em 31 de março de 2015 
  79. «Mariza deixa o BBB15 com 50,22% dos votos do público». gshow. Consultado em 24 de março de 2015 
  80. «Com 77% dos votos, Rafael é o 8º eliminado». gshow. Consultado em 17 de março de 2015 
  81. «Com 87% dos votos, Luan se despede do BBB15». gshow. Consultado em 11 de março de 2015 
  82. «Com 60% dos votos, Talita é a 6ª eliminada do BBB15». gshow. Consultado em 4 de março de 2015 
  83. «Angélica é eliminada com 69% dos votos». gshow. Consultado em 24 de fevereiro de 2015 
  84. «Aline dá adeus ao BBB15 com 53% dos votos». gshow. Consultado em 17 de fevereiro de 2015 
  85. «Com 52% dos votos, Marco é o terceiro eliminado do BBB15!». gshow. Consultado em 10 de fevereiro de 2015 
  86. «Douglas é o segundo eliminado do BBB15». gshow. Consultado em 3 de fevereiro de 2015 
  87. «Com 58% dos votos, Francieli é a primeira eliminada do BBB15». gshow. Consultado em 27 de janeiro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]