British Broadcasting Corporation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de BBC)
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde junho de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
BBC
The British Broadcasting Corporation
BBC.svg
País  Reino Unido
Fundação 1922 (rádio)
1927 (corporação)
1932 (televisão)
por John Reith
Pertence a Governo do Reino Unido
Cobertura Mundial
Página oficial bbc.co.uk

A British Broadcasting Corporation ("Corporação Britânica de Radiodifusão", mais conhecida pela sigla BBC), é uma emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922. Possui uma boa reputação nacional e internacional (sendo vista por alguns críticos como parcial, tendenciando o liberalismo). Por vezes é chamada afectuosamente pelos ingleses como Beeb, The Corporation ou Auntie. Durante muitos anos foi o único fornecedor de rádio e depois de televisão do Reino Unido. O seu lema é "Nation Shall Speak Peace Unto Nation". Antes era chamada de British Broadcasting Company Ltd., nome que permaneceu até 1927.[1]

BBC Radio[editar | editar código-fonte]

Sede da BBC - BBC Broadcasting House, em Londres.

Antenas Nacionais[editar | editar código-fonte]

Nome da estação Emissões Descrição
BBC Radio 1 FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação orientada para o público jovem, emitindo principalmente música pop contemporânea e rock, notícias, música ao vivo e documentários de música.
BBC Radio 2 FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação orientada para o público adulto, emitindo principalmente música adult contemporary, comédia e notícias.
BBC Radio 3 FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação orientada para as artes e cultura , emitindo música erudita principalmente clássica e jazz.
BBC Radio 4 Estação com programação geral, emitindo notícias, atualidades, artes, história, arte, ciência, livros e religião.
BBC Radio 5 Live FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação com programação desportiva e noticiosa, emite programas da BBC News e relatos de jogos de todo o tipo de modalidades.
BBC Radio 1Xtra TDT e BBC Online Estação orientada para o público jovem, emitindo nova música urbana. É complementar à BBC Radio 1.
BBC Radio 4 Extra TDT e BBC Online Estação com programação geral, emitindo música clássica comédia, drama, livros, ficção científica e programas infantis. É complementar à BBC Radio 4.
BBC Radio 5 Live Sports Extra TDT e BBC Online Estação com programação desportiva, através relatos de jogos de todo o tipo de modalidades. É complemetar à BBC Radio 5 Live.
BBC Radio 6 Music TDT e BBC Online Estação com programação predominantemente musical, uma mistura eléctrica e de géneros alternativos, incluindo rock, funk, punk e reggae.
BBC Asian Network TDT e BBC Online Estação com programação dirigida à comunidade asiática no Reino Unido. Incluindo música, noticias e desporto.

Antena Internacional - Operado pela BBC Worldwide[editar | editar código-fonte]

BBC Broadcasting House, London
Nome da estação Emissões Descrição
BBC World Service MW, FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação emite para todo o mundo em 27 idiomas diferentes. Surgiu a 19 Dezembro de 1932.

Antenas da BBC Radio Nation[editar | editar código-fonte]

Nome da estação Emissões Descrição
BBC Radio Scotland FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação emite notícias, música e desporto a partir da Escócia.
BBC Radio nan Gaidheal FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação emite notícias, música e desporto a partir da Escócia, e em Língua Gaélica Escocesa.
BBC Radio Shetland FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação emite notícias, música e desporto a partir de Shetland.
BBC Radio Orkney FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação emite notícias, música e desporto a partir de Orkney.
BBC Radio Wales FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação emite notícias, música e desporto a partir do País de Gales.
BBC Radio Cymru FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação emite notícias, música e desporto a partir do País de Gales, em Língua Galesa.
BBC Radio Ulster FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação emite notícias, música e desporto a partir da Irlanda do Norte.
BBC Radio Foyle FM, AM, DAB, TDT e BBC Online Estação emite notícias, música e desporto a partir do nordeste da Irlanda do Norte.

BBC Television[editar | editar código-fonte]

Canais Nacionais[editar | editar código-fonte]

Nome da estação Emissões Descrição
BBC One Free-to-air Principal canal da BBC, com programação com predominância nas notícias, dramaturgia, documentários, filmes e também apresenta a programação das redes locais da BBC. Surgiu a 2 de Novembro de 1936;

Programa mais assistido EastEnders.

BBC Two Free-to-air Programação especializada, incluindo principalmente documentários, educação , dramaturgia e programas de menor audiência. Surgiu a 20 de Abril de 1964;

Programa mais assistido Top Gear.

BBC Three Free-to-air Programação juvenil, principalmente comédia. Surgiu a 9 de Fevereiro de 2003, substituindo o canal BBC Choice.
BBC Four Free-to-air Programação para audiência erudita com teatro ao vivo, filmes em língua estrangeira e reposições de programas antigos de prestígio. Surgiu em 2 de Março de 2002, substituindo o canal BBC Knowledge.
BBC News Free-to-air Canal de notícias 24 horas. Surgiu a 21 de Abril de 2008, substitui a BBC News 24.
BBC Parliament Free-to-air Canal de política, cobrindo toda a actividade política britânica e internacional, com comentários. Surgiu a 23 de Setembro de 1998, substituindo o canal The Parliamentary Channel.
CBBC Free-to-air Programação destinada a crianças de seis ou mais anos. Surgiu a 11 de Fevereiro 2002.
CBeebies Free-to-air Programação destinada a crianças com menos de seis anos. Surgiu a 11 de Fevereiro 2002.
BBC One HD Free-to-air Simultâneo em alta definição da BBC One. Surgiu a 3 de Novembro de 2010.
BBC Two HD Free-to-air Simultâneo em alta definição da BBC Two. Surgiu a 26 de Março de 2013.

Outros Canais Nacionais[editar | editar código-fonte]

Nome da estação Emissões Descrição
S4C Free-to-air Apesar de não pertencer à BBC, é a BBC que financia toda a sua actividade e contribui com programas financiados pela taxa de licença, como parte de sua obrigação de serviço público. O Canal é difundido em Língua Galesa Surgiu a 1 de Novembro de 1982.
UKTV Free-to-air Rede de televisão comercial no Reino Unido, co-propriedade com Scripps Networks Interativo, este canal é operado pela BBC Worldwide . Surgiu a 1 de Novembro de 1992.
BBC Alba Free-to-air Canal de entretenimento, com programas provenientes da BBC One Scotland e BBC Two Scotland. É uma parceria entre a BBC e MG Alba, e é principalmente financiado pelo Governo Escocês. Surgiu a 19 de Setembro de 2008.

Canais Nacionais - Extintos[editar | editar código-fonte]

Nome da estação Emissões Descrição Fim
BBC News 24 Free-to-air Canal de notícias 24 horas. Surgiu a 9 de Novembro de 1997, e foi substituído pela BBC News. 21 de Abril de 2008
BBC Choice Free-to-air Canal com programação dedicada a jovens e algumas reposições da BBC One e BBC Two. Surgiu a 1 de Junho de 1999, e foi substituído pela BBC Three. 9 de Fevereiro de 2003
BBC Knowledge Free-to-air Canal com programação de entretenimento factual e não-ficcional. Surgiu a 1 de Junho de 1999, e foi substituído pela BBC Four. 2 de Março de 2002

Canais Regionais[editar | editar código-fonte]

Nome da estação Emissões Descrição
BBC One Scotland Free-to-air Versão regional da BBC One, operado pela BBC Scotland, com programação com predominância nas notícias, dramaturgia, documentários, filmes. Surgiu a 14 de Março de 1952;
BBC Two Scotland Free-to-air Versão regional BBC Two, operado pela BBC Scotland, da com programação especializada, incluindo principalmente documentários, educação , dramaturgia e programas de menor audiência. Surgiu a 20 de Abril de 1964;
BBC One Wales Free-to-air Versão regional da BBC One, operado pela BBC Wales, com programação com predominância nas notícias, dramaturgia, documentários, filmes. Surgiu a 2 de Novembro 1936;
BBC Two Wales Free-to-air Versão regional BBC Two, operado pela BBC Wales, da com programação especializada, incluindo principalmente documentários, educação , dramaturgia e programas de menor audiência. Surgiu a 20 de Abril de 1964;

Canais Internacionais - Operados pela BBC Worldwide[editar | editar código-fonte]

Nome da estação Descrição Disponibilidade
BBC World News Canal de notícias 24 horas. Surgiu a 21 de Abril de 2008, substituindo o canal BBC World. Todo o Mundo.
BBC America Canal de entretenimento geral, em co-propriedade com a Discovery Networks. Surgiu a 29 de Março de 1998. Estados Unidos da América.
BBC Canada Canal Canadense de entretenimento geral, em co-propriedade com Shaw Media. Surgiu a 7 de Setembro de 2001. Canadá.
BBC HD Canal de entretenimento geral em Alta Definição. Surgiu a Setembro de 2006. Bélgica, Brasil, México, Países Baixos, Polónia, Suíça e Turquia.
BBC Kids Canal Canadense dedicada às crianças, em co-propriedade com Shaw Media . Surgiu a 5 de Novembro de 2001. Canadá.
BBC Entertainment Canal Canadense dedicada às crianças, em co-propriedade com Shaw Media . Surgiu a 7 de Julho de 2007, substituindo o canal BBC Prime. África, Ásia (excepto China e Japão), Europa, e América Latina.
BBC Lifestyle Canal dedicado à Comida, Casa & Design, Moda e Estilo, Saúde e Desenvolvimento Pessoal. Surgiu a 11 de Julho de 2007. Polónia, Escandinávia, Hong Kong, Singapura e África do Sul.
BBC Knowledge Canal com programação de entretenimento factual e não-ficcional. Surgiu a 11 de Julho de 2007. África do Sul, Austrália, Brasil, Bulgária, Escandinávia, Hong Kong, Indonésia, Nova Zelândia, Polónia Roménia e Singapura.
BBC UKTV Canal Australiano e Neozelandês de entretenimento geral. Surgiu a Agosto de 1996. Austrália e Nova Zelândia.
BBC Persian Television Canal de notícias em língua Persa. Surgiu a 14 de Janeiro de 2009. Afeganistão, Irão, Tajiquistão, Uzebequistão.
BBC Arabic Television Canal de notícias em língua Árabe. Surgiu a 11 de Março de 2008. Médio Oriente.

Canais Internacionais - Operados pela BBC Worldwide - Extintos[editar | editar código-fonte]

Nome da estação Descrição Disponibilidade Fim
BBC World Service Television Canal de entretenimento geral. Surgiu em 1987, foi substituído pela BBC World News e BBC Prime. Todo o mundo excepto Europa. 1991
BBC TV Europe Canal de entretenimento geral. Surgiu em 1987, foi substituído pela BBC World News e BBC Prime. Europa. 1991
BBC Prime Canal de entretenimento geral. Surgiu em 30 de Janeiro de 1995, foi substituído pela BBC Entertainment. Todo o Mundo. 11 de Novembro de 2009
BBC World Canal de notícias 24 horas. Surgiu a 11 de Março de 1991, foi substituído pela BBC World News. Todo o Mundo. 21 de Abril de 2008
BBC Japão Canal de entretenimento geral. Surgiu a 1 de Dezembro de 2004. Japão. 30 de Abril de 2006

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A BBC é uma empresa, independente da intervenção do governo, todas as actividades da BBC são sendo supervisionadas pela BBC Trust (anteriormente Board of Governors of the BBC). A gestão geral da organização está nas mãos do director-geral, que é nomeado pela BBC Trust, ele simultaneamente o redator-chefe da BBC e preside o Conselho de Administração.

Carta Régia[editar | editar código-fonte]

A BBC opera sob a Carta Régia. A atual Carta entrou em no dia 1 de Janeiro de 2007 e com um período de duração de 10 anos, ou seja, até 31 de Dezembro de 2016. A Carta de 2007 determina que a missão da Corporação é "informar, educar e entreter". A carta define que a Corporação existe para servir o interesse público e para promover fins públicos: sustentar a cidadania e a sociedade civil; promover a educação e a aprendizagem, estimulando a criatividade e excelência cultural; representar o Reino Unido, as suas nações, regiões e comunidades; beneficiar o público com tecnologias e serviços de comunicações novos; e assumir um papel de liderança na transição para a televisão digital.

Esta Carta também levou a cabo a maior mudança na estrutura da Empresa desde a sua criação. Ele aboliu o órgão, por vezes controverso, o Conselho de Governadores , e substituiu-o pelo BBC Trust e um Diretor-Geral.

De acordo com a Carta Régia, a BBC deve obter uma licença do Home Secretary, onde se estabelece os termos e condições em que a BBC é transmitida.

BBC Trust[editar | editar código-fonte]

A BBC Trust foi constituída a 1 de Janeiro de 2007, substituindo o Board of Governors of the BBC, este órgão define a estratégia da empresa, avalia o desempenho do Conselho de Administração da BBC e nomeia o Diretor-Geral.

Os Membros BBC Trust são nomeados pelo Monarca Britânico sob proposta do governo. Atualmente são 10 os membros, que são liderados pelo presidente, Lord Patten de Barnes e pelo vice-presidente Diane Coyle . Ainda existem quatro membros provenientes das nações constituintes do Reino Unido: Inglaterra ( Alison Hastings ), Escócia (Bill Matthews), País de Gales ( Elan Closs Stephens ) e Irlanda do Norte ( Rotha Johnston ). Os restantes quatro membros são Richard Ayre , Anthony Fry, David Liddiment e Mehmuda Mian.

Direção-Geral[editar | editar código-fonte]

A Direção-Geral é responsável pela gestão operacional e pela prestação de serviços dentro da estratégia definida pela BBC Trust. A Direção-Geral é composta por dois administradores executivos e não executivos, nomeados pelo BBC Trust. A Direção-Geral é composta pelo Diretor-Geral, bem como os Diretores de cada uma das principais divisões da BBC, com exceção do Grupo Norte BBC.

Estrutura Operacional[editar | editar código-fonte]

O Diretor-Geral da BBC tem o controle total sobre a gestão da executiva BBC. Abaixo da Direção-Geral da BBC existem os seguintes sete departamentos que cobrem toda a produção da BBC:

Orçamento[editar | editar código-fonte]

A BBC tem o segundo maior orçamento, quando comparada com outra qualquer emissora, sediada no Reino Unido, com uma despesa operacional de £ 4,8 bilhões, em 2011/12. Ficando apenas à frente da British Sky Broadcasting, com uma despesa operacional de £ 5,9 bilhões. E ganhando à ITV com £ 1,9 bilhões .

Receitas[editar | editar código-fonte]

A principal fonte de financiamento da BBC é a licença de televisão, totalizando £ 145,50 por ano. Tal licença é necessária para receber TV aberta na Grã-Bretanha, no entanto não é necessária licença para possuir uma televisão, ou para aparelhos de rádio(embora também já foi necessário pagar uma licença separada para as famílias não-TV até 1971).

O custo de uma licença de televisão é definido pelo governo e imposta pelo direito penal. Porém é feito um desconto para famílias com televisores a preto-e-branco e um desconto de 50% para os invisuais registados. Como resultado da recente revisão de gastos do governo britânico, foi alcançado um acordo entre o governo e a empresa em que a taxa da licença permanecerá congelada até à renovação da Carta Régia no início de 2017.

As receitas da taxa são cobradas pelo governo central através de um Fundo Consolidado, este processo de cobrança foi definido na Communications Act 2003. Este Licensing TV coleção é realizado atualmente por Capita, uma agência externa. Os fundos são então transferidos para o Departamento de Cultura, Média e Desporto, que após a aprovação do Parlamento é alocado à BBC. São também receitas os fundo pagos pelo Departamento do Trabalho e Pensões para compensar as licenças subsidiadas aos maiores de 75 anos.

A BBC através da BBC Worldwide obtém também diversas receitas comerciais provenientes da venda do seu catálogo de programas tem aumentado substancialmente nos últimos anos. A BBC Worldwide contribui com cerca de 145 milhões de libras para a BBC. De acordo com o orçamento da BBC 2011/12 as receitas da BBC podem ser divididas da seguinte forma:

  • $ 3,606.3 milhões em taxas de licenciamento cobradas dos proprietários;
  • £ 222.000.000 da BBC empresas comerciais;
  • £ 279.400.000 de subsídios do governo;
  • £ 271.900.000 de outros rendimentos, tais como o fornecimento de conteúdo para emissoras no exterior e vendas de bilhetes de concertos;

Despesas[editar | editar código-fonte]

Os seguintes valores constam do Orçamento de 2011/2012 e mostram as despesas por departamento.

BBC Expenditure by Service 2011-12.png
Departamento Custo Total (£million) Comparação com o ano anterior(£million)
BBC One e BBC Local 1,337.6 -63.2
BBC Two 537.1 9.7
BBC Three 112.9 +2.9
BBC Four 67.8 0.8
CBBC e CBeebies 149.7 10.7
BBC News BBC World News e BBC Parliament 66.7 -2.3
BBC HD 17.8 6
BBC Alba 8 0.4
BBC Radio 1 e BBC Radio 1Xtra 61.7 2.6
BBC Radio 2 60.5 1.3
BBC Radio 3 52.5 1.8
BBC Radio 4 e BBC Radio 4 Extra 124.1 -3.9
BBC Radio 5 Live e BBC Radio 5 Live Sports Extra 74.6 -3.2
BBC Radio 6 Music 11.7 0.9
BBC Asian Network 13 0.4
BBC Local Radio 146.5 -0.8
Rádios Nacionais 95.5 2.5
BBC Online 186.8 -7.1
BBC Red Button 37.2 -2.3
Total 3,161.8 -42.2
BBC Expenditure by Department 2011-12.png
Departamento Custo Total (£million)
BBC Television, BBC Local e S4C 2,364.1
BBC Radio 640.1
BBC Online e BBC Red Button 224
BBC Orchestras and Singers 29
BBC Research 52.5
Apagão Analógico 130.5
Taxa de TV 126.1
Reetrutruração 100.6
Propriedades 186.9
Total 3,853.8

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre British Broadcasting Corporation
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.