BIOS interrupt call

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

BIOS interrupt calls, chamadas de interrupção da BIOS, são usadas em programas DOS e boot loaders e servem para inicializar as características da BIOS. Alguns sistemas operativos também usam a BIOS para explorar e inicializar recursos de hardware nas primeiras fases do boot.

Inicializar uma interrupção[editar | editar código-fonte]

Inicializar uma interrupção de hardware pode ser feita usando a instrução INT x86. Por exemplo, para imprimir um caracter no ecrã usando uma interrupção, em assembly x86, fazemos as seguintes instruções:

mov ah, 0x0e
mov al, '!'
int 0x10

INT 18h​: Executar o BASIC[editar | editar código-fonte]

INT 18h tradicionalmente orientada para uma implementação de BASIC guardada na memória ROM. Esta call é, normalmente, invocada quando a BIOS não consegue identificar nenhum volume inicializável. (Quando o IBM PC foi lançado, em 1981, o BASIC na ROM era um elemento-chave). O BASIC deixou de ser implementado em todos os PCs, esta interrupção podia simplesmente mostrar uma mensagem de erro a indicar que nenhum volume inicializável foi encontrado (a famosa informação: "No ROM BASIC", ou as informações mais reveladoras das versões de BIOS posteriores); noutras versões de BIOS esta interrupção dizia para o utilizador colocar um volume inicializável e carregasse numa tecla, depois a BIOS fazia um loop para tentar inicializar novamente.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • www2.informatik.uni-halle.de
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.