BTR-4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
BTR-4
Tipo Carro de combate de Transporte de Pessoal Anfíbio
Local de origem  Ucrânia
História operacional
Em serviço Exército do Iraque, Forças Terrestres da Ucrânia
Utilizadores Ver texto
Histórico de produção
Fabricante KMDB
Variantes Ver texto
Especificações
Peso 25,3 t (55 800 lb)
Blindagem do veículo 17 mm (0,67 in) máxima
Armamento
primário
Um Canhão de 30 mm
Armamento
secundário
Uma Metralhadora coaxial de 7.62 mm um lançador de granadas automático e dois lançadores de mísseis anti-tanque.
Motor 3TD diesel
500 hp (373 000 W)
Suspensão rodas 8x8
Alcance
Operacional
690 km (429 mi)
Velocidade 110km/h estrada e 10km/h na água

O BTR-4 é um veículo de oito rodas desenvolvido na Ucrânia e mostrado ao público em 2006, é um veículo para transporte de tropas blindado. O BTR-4 blindado de transporte de pessoal foi desenvolvido na Ucrânia como um empreendimento privado. O protótipo foi apresentado em 2006. Foi aprovado para a produção em 2008 e as primeiras entregas ao Exército ucraniano são esperados em 2009. O BTR-4 também é oferecido no mercado de exportação, no entanto, não recebeu nenhuma encomenda de produção de clientes de exportação.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Veículo tem um layout diferente, comparando com os veículos blindados 8x8 da União Soviética. A principal desvantagem dos blindados Soviéticos era um motor traseiro, fazendo com que as tropas tivessem dificuldades para deixar o veículo através das portas laterais ou pelas escotilhas do teto do veículo, assim, expondo-os ao fogo inimigo. O BTR-4 tem motor e transmissão montada no meio do casco. O compartimento da tropa está localizado na parte traseira. Protótipo do BTR-4 está armado com um canhão de 30 mm, e uma metralhadora coaxial de 7,62mm e quatro lancadores Konkurs Baryer ou antimísseis ou antitanque, ou, alternativamente, um lançador de granadas de 30 milímetros automática no lugar de dois mísseis antitanque. Esta variante pode levar 8 soldados (7 na versão up-armored). O BTR-4 também é proposto com um número de módulos de armamento:

  • Grom módulo, 1 x canhão de 30-mm, 1 lançador automático de granadas de 30-milímetros, uma metralhadora 7,62 mm , 4 x Konkurs Baryer ou antitanque lança-mísseis, capacidade de 8 soldados;
  • Shkval módulo, um canhão de 30-mm, 1 lançador automático de granadas de 30-milímetros, uma metralhadora de 7,62 mm, 2 x Konkurs Baryer de antitanque lança-mísseis, capacidade de 8 soldados;
  • BAU Torre com dois canhões de 23 mm, uma metralhadora de 7,62 mm, capacidade para carregar 8 soldados.

O BTR-4 também pode ser armado de acordo com as necessidades do cliente. Veículo fornece proteção contra fogo de armas pequenas e estilhaços de artilharia, porém armadura proteção adicional pode ser instalada. O BTR-4 está equipada com supressão de fogo automáticas e sistemas de proteção NBC. O BTR-4 tem uma tripulação de três pessoas, incluindo o comandante, artilheiro e motorista. Veículo pode transportar 7-9 tropas, dependendo do tipo de armamento módulo. Tropas entrar e sair do veículo pela porta traseira ou tejadilho telhado. Comandante e motorista são fornecidos com portas, localizados nas laterais do casco. O BTR-4 é alimentado pelo motor diesel 3TD, desenvolvendo 500 cv. Alternativamente veículo pode ser movido por um motor diesel DEUTZ, desenvolvendo 500-600 hp. O veículo e completamente anfíbio e é movido na água por dois jatos d'água.

Variações[editar | editar código-fonte]

  • BTR-4K veículo de comando
  • BTR-4Ksh veículo de comando e de pessoal;
  • BRM-4K reconhecimento do veículo;
  • BREM-4K reparação e recuperação de veículo;
  • BSEM-4K ambulância blindada;
  • MOP-4K veículo de apoio de fogo, equipado com pistola de 120-mm e 12,7-MG mm.

Operadores[editar | editar código-fonte]

  •  Iraque - O Ministério da Defesa do Iraque ordenou recentemente a compra de 420 veículos para missões de segurança interna.
  •  Ucrânia - Ministério da Defesa ordenou 10 veículos que irão entrar em serviço em 2009.[1] .
  •  Macedónia - As forças armadas da República da Macedónia, manifestaram o seu interesse em 200 veículos.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

Referências[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Veículos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.